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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: RABISCA E PUBLICA: JUVENTUDES E ESTRATÉGIAS DE VISIBILIDADE SOCIAL E MIDIÁTICA DO PASSINHO CARIOCA AO ATIVISMO DE NOVA ORLEANS Autor: ALINE SILVA CORREA MAIA LIMA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CLAUDIA PEREIRA (CLAUDIA DA SILVA PEREIRA) - ORIENTADOR
VICKI ALEXIS MAYER - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 56719
Catalogação: 21/12/2021 Liberação: 21/12/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56719&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56719&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56719
Resumo:
Título: RABISCA E PUBLICA: JUVENTUDES E ESTRATÉGIAS DE VISIBILIDADE SOCIAL E MIDIÁTICA DO PASSINHO CARIOCA AO ATIVISMO DE NOVA ORLEANS Autor: ALINE SILVA CORREA MAIA LIMA
VICKI ALEXIS MAYER - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 56719
Catalogação: 21/12/2021 Liberação: 21/12/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56719&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56719&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56719
Resumo:
A presente tese discute estratégias de visibilidade social e midiática a
partir de práticas de comunicação empreendidas por jovens no Rio de Janeiro
(RJ), Brasil, e em Nova Orleans (LA), Estados Unidos. Para tanto, são
apresentados relatos de estudo de campo realizado nestas cidades, apoiado no
método etnográfico – elegendo como ferramental a pesquisa participante e a
análise qualitativa em perspectiva feminista –, além do amparo teórico alicerçado
em tópicos da Comunicação, da Sociologia e da Antropologia, principalmente. Os
sujeitos observados no Brasil (2014-2016) são idealizadores, promotores e
participantes de festivais e batalhas de passinho, dança que surgiu nos anos 2000
nas favelas cariocas. Enquanto estilo que congrega cada vez mais meninos e
meninas, com significativa repercussão midiática, o passinho revela aspectos
comuns aos indivíduos favelados, situações cotidianas que passam por escolha de
caminhos a seguir, conflitos de interesses pessoais e da família e a relação com o
território que, em resposta a um estigma de lugar, tem sido ressignificada no
orgulho da afirmação sou favelado. Na singularidade do corpo performático, o
passinho posiciona o dançarino nas questões coletivas que o aproximam de outros
em condições semelhantes. Já a investigação em campo em Nova Orleans (2015-
2016) permitiu a observação do ativismo juvenil em eventos de poesia (spoken
word) organizados pelo New Orleans Youth Open Mic e em postagens do Blog
Noirlinians, que explora moda, cultura e território, na esteira de movimentos
sociais contemporâneos, como Black Lives Matter. Ambos mobilizam
majoritariamente jovens pretos, conectados por referenciais e práticas de
autorreconhecimento como via possível de produção de visibilidade em um
contexto que o estigma está na cor da pele. Os grupos acompanhados no Brasil e
nos Estados Unidos têm em comum a criatividade e a expressão corporal como
fórum de discussão e meio de representação, além do uso de mídias sociais
digitais e website para promoverem suas atividades, comunidades e a si próprios,
ultrapassando, pela mobilização cultural e artística, a geografia de suas cidades. A
partir do tripé juventudes, representações e visibilidade, que sustenta esta análise,
verificou-se nos comportamentos e práticas juvenis a manifestação de indivíduos
que percebem e assumem a relação social como uma experiência que passa pela
via da sensibilidade, transcendendo interações pessoais e apoiando-se, cada vez
mais, no campo das possibilidades advindas da vida digital, a fim de buscar
reconhecimento em um contexto de padrões de valoração sociocultural
institucionalizados que fazem com que algumas pessoas se tornem invisíveis,
simplesmente pelo fato de não responderem a modelos ideais de ser, ter,
pertencer, comportar-se, como os participantes favelados e pretos deste estudo.
Nesta composição, corpo e novas tecnologias surgem, então, como elementos
estratégicos na construção e proposição de (auto)representações entre as
juventudes observadas, de forma que se evidenciam, pelo menos, dois aspectos:
1) O corpo juvenil destaca-se como a própria mídia, plataforma central, explorada
como território político, construído poética e culturalmente; 2) Práticas
comunicacionais possibilitadas por novas tecnologias potencializam distintas
experiências de subjetivação. Tais experiências permitem a apreciação do saber
proveniente da sensorialidade: as maneiras como jovens habitam diferentes
territórios – físicos e virtuais - e traçam suas trajetórias – muitas vezes agindo
individualmente, porém, jogando luz sobre competências coletivas.