$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: ALINHANDO PREOCUPAÇÕES DE QUALIDADE DE DESENVOLVEDORES A APLICAÇÕES DE REFATORAÇÕES E SEUS EFEITOS
Autor: VINICIUS PASSOS DE OLIVEIRA SOARES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ALESSANDRO FABRICIO GARCIA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 56164
Catalogação:  25/11/2021 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56164@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56164@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56164

Resumo:
Mesmo com o processo de refatoração sendo investigado cada vez mais nos últimos anos, muitas de suas características se mantém pouco compreendidas. Refatoração de software é o processo de melhorar a manutenibilidade de um sistema por meio de mudanças estruturais que não alteram seu comportamento. Estudos recentes revelaram que projetos de software frequentemente recebem refatorações compostas. Em tais refatorações, desenvolvedores aplicam uma série de transformações únicas em conjunção e em um único commit, e se espera que estas refatorações tenham um efeito maior e mais positivo do que refatorações singulares. Porém, refatorações frequentemente causam mudanças que ou mantém a qualidade do software da mesma forma, ou causam a piora do mesmo, levando trabalhos recentes a procurar causas em potencial para este comportamento. Porém, o porquê da complexidade destas mudanças compostas frequentemente afetarem seus resultados de alguma forma positiva ou (inesperadamente) negativa continua não investigado. O mesmo ocorre com o potencial efeito das preocupações dos desenvolvedores durante a aplicação de refatorações. Sobre estas preocupações, alguns trabalhos anteriores foram desenvolvidos em torno da caracterização e detecção de discussões de desenvolvedores relacionadas a refatorações. Porém, não se sabe se e como estas preocupações de desenvolvedores com refatorações, tornando-se explícitas em tais discussões, podem influenciar os efeitos de refatorações em um sistema. Portanto, este trabalho apresenta dois estudos com o objetivo de preencher a lacuna no conhecimento de que causas levam aos efeitos não-positivos frequentemente encontrados em refatorações, procurando entender: (i) se refatorações mais complexas realmente são mais efetivas do que refatorações simples, como esperado; (ii) em que situações desenvolvedores tendem a explicitar suas preocupações com refatoração do código; e (iii) qual é o impacto de tais preocupações na efetividade de uma refatoração em melhorar a qualidade estrutural do código. Nós analisamos estas características e atingimos os seguintes resultados: Primeiro, conforme a complexidade das refatorações aumenta, a efetividade das mesmas aumenta conjuntamente. Segundo, há uma relação entre a efetividade de refatorações e preocupações explícitas com refatorações, onde a possibilidade de efeitos negativos é menor quando desenvolvedores estão explicitamente preocupados com refatoração. Finalmente, desenvolvedores tendem a explicitar mais frequentemente suas preocupações com o processo de refatoração quando deparados com tarefas de refatoração mais complexas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui