$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: CONTROLE METROLÓGICO DA ILUMINAÇÃO EM CABINES PADRONIZADAS DE AVALIAÇÃO VISUAL
Autor: MIGUEL DE FREITAS CHRISTINO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ROBERT HIRSCHLER - ORIENTADOR
MAURICIO NOGUEIRA FROTA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 5589
Catalogação:  19/10/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5589@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5589@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5589

Resumo:
Não obstante os sofisticados avanços em tecnologias ópticas, ainda não existem fontes de luz artificial capazes de simular de forma adequada a luz do dia natural. Alcançar um padrão de iluminação como este representará uma redução nos custos de produção, em função de retrabalhos gerados por avaliações visuais pouco confiáveis, e nas divergências comerciais relacionadas a produtos que têm como característica de controle a cor, tais como artigos têxteis, gráficos, de merchandising etc. A presente pesquisa de mestrado em metrologia relaciona-se à avaliação metrológica das fontes luminosas e cabines de iluminação disponíveis no mercado e à sua adequação às normas que definem especificações técnicas, com o propósito de estimular introdução de inovação tecnológica em novos desenvolvimentos industriais capazes de melhorar o desempenho desses aparatos. A pesquisa contribui, também, com o desenvolvimento de um diagnóstico do acervo de normas técnicas disponíveis aplicáveis à padronização de sistemas de iluminação; investigação de lâmpadas fluorescentes usualmente utilizadas como simuladores de luz do dia e avaliação metrológica de cabines de iluminação disponíveis no mercado. Em particular, medições foram realizadas em um sistema espectroradiométrico de alta definição, que utiliza um monocromador duplo com capacidade de dispersão do feixe de 2 nm/mm. Ensaios e análises de repetitividade e reprodutibilidade conduzidas no sistema de medição espectroradiométrico permitiu quantificar a variabilidade associada a cada lote de fabricação dos simuladores de luz do dia, comercializados na forma de lâmpadas fluorescentes disponíveis no mercado nacional. Caracterizada a variação da distribuição espectral ao longo do eixo das fontes luminosas investigadas (lâmpadas) foi possível desenvolver uma análise do impacto induzido na uniformidade da iluminação obtida em cabines industrializadas, assim definindo um fator de diferenciação de interesse técnico e comercial. A pesquisa revelou que nenhum dos simuladores de luz do dia testados atingiu os requisitos mínimos estabelecidos para a comparação visual de cores, quando avaliados com base em normas e práticas internacionais. Foram ainda realizadas medições para se verificar a influência dos elementos construtivos das cabines na distribuição espectral de potência na área de avaliação. Fundamentado nas 1578 medições realizadas em condições laboratoriais que simulam ambientes industriais, a pesquisa comprova que alterações nas características construtivas das cabines possuem impacto no resultado da classificação das distribuições espectrais de potência, criando assim uma condição facilitadora para que as especificações normativas sejam atingidas, mesmo com a utilização de lâmpadas fluorescentes disponíveis no mercado e de preço reduzido.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
CAPÍTULO 6  PDF  
CAPÍTULO 7  PDF  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui