$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: O VALOR DA FLEXIBILIDADE DE PRODUÇÃO: UMA APLICAÇÃO REGIONAL NO SETOR SUCRO-ALCOOLEIRO BRASILEIRO
Autor: DAVID EDUARDO LOPEZ PANTOJA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CARLOS PATRICIO SAMANEZ - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 55850
Catalogação:  11/11/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55850@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55850@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55850

Resumo:
As novas tecnologias no setor sucroalcooleiro permitem flexibilidade no que diz respeito a produzir etanol ou açúcar, podendo em qualquer momento concentrar a produção na commodity que gere maior rentabilidade. Ao longo da pesquisa foi identificado que o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), gera uma variação importante no preço destas duas commodities nas diferentes regiões do Brasil. Como exemplo, podemos citar o fato de São Paulo em 2013 ter um ICMS de 12 porcento, enquanto no estado do Pará foi observada uma taxa de 30 porcento para a mesma data. Neste estudo trabalha-se com duas regiões do Brasil, a sudeste representada pelo estado de São Paulo e a região Nordeste representada pelos estados de Alagoas e Pernambuco. Para conseguir avaliar a flexibilidade gerencial, nesta dissertação é utilizada a teoria das Opções Reais (OR) que enfatiza o valor da flexibilidade que o tomador de decisões possui ao possibilitar a alteração dos rumos de um projeto especialmente em condições de incerteza. Neste estudo foram feitos testes que determinaram que os preços das commodities seguem um Movimento de Reversão à Média Aritmética, com o qual determinou-se os parâmetros que descrevem este tipo de comportamento. Utilizou-se as abordagens de árvores recombinantes de Nelson e Ramaswamy (1990) e de arvores bivariáveis de Hahn e Dyer (2011) é construído para estas teorias um algoritmo programado em Matlab. Esta pesquisa revela que para as duas regiões estudadas a flexibilidade de produção gera rentabilidade maior que nas usinas cuja produção não é flexível, além disso mostra que a capacidade de produção maior e um imposto ICMS menor, proporcionam às empresas flexíveis da região sudeste um maior valor quando comparadas com as usinas da região nordeste.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui