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Título: MARACANÃ COMO ESPAÇO PÚBLICO SUBALTERNO: DOS ATORES AOS SUJEITOS SOCIAIS
Autor: ITALO PIRES AGUIAR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA ALICE REZENDE DE CARVALHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 55811
Catalogação:  11/11/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55811@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55811@2
Referência [fr]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55811@3
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55811

Resumo:
A principal sugestão desta tese é que a construção e a formatação original do Estádio do Maracanã não diziam respeito apenas aos interesses das elites nacionais em projetar o Brasil no mundo, mas também à integração popular, com suas demandas e representações, àquele projeto. No percurso de verificação desse argumento, examinaremos os diferentes projetos arquitetônicos habilitados para construção do estádio durante a primeira metade do século XX, os debates suscitados em torno do tema e os atores que os mobilizavam. Do ponto de vista teórico, tomaremos como eixo central o conceito de esfera pública, tal como definida por Jürgen Habermas no livro Mudança estrutural da esfera pública: investigações sobre uma categoria da sociedade burguesa (2014), em permanente diálogo com os novos contornos que o conceito foi adquirindo na produção posterior do autor e de seus interlocutores.

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