$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: THE INTERLACING OF CULTURAL CODES: YOUNG BRAZILIANS FACING CONFLICTING CODES PERMEATED BY THE LOGIC OF FASHION
Autor: FERNANDA RIBEIRO COUTINHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  DENISE BERRUEZO PORTINARI - ADVISOR
Nº do Conteudo: 5567
Catalogação:  14/10/2004 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5567@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5567@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5567

Resumo:
Because the Western man abandoned his claim to beauty, his socially legitimated physical appearance had turned at the end XVIII century, like Flugel (1930) states in The Psychology of Clothes, into an austere and ascetic form of art. We believe, though, this is a limited phenomenon restricted to a certain segment of the masculine universe: i. e., the white collars1 group. It is, therefore, inexistent in other areas, as demonstrated , for example, the vanity present in the aesthetics of such social outcast groups as the cangaceiros (outlaws from the North East of Brazil), thugs from Lapa, samba dancers, bicheiros ( the Brazilian Mafia), ad infinutum. In this work, we choose different elements of the mass media and analyze their discourse to discover how the importance of the aesthetic pleasure in the physical appearance of the male started to be reintroduced in the main stream culture. We used as material a large number of statements announcing the birth of the new man. Furthermore, we also wanted to find out how these messages are received by men and how the conflict with older values are resolved. Thus, we analyzed different styles of masculine fashion because we believe clotthing is one of paths through which individuals find their place in society, express their opinions and emit messages about their inner selves.

Descrição Arquivo
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS  PDF  
INTRODUCTION  PDF  
CHAPTER 1  PDF  
CHAPTER 2  PDF  
CHAPTER 3  PDF  
CHAPTER 4  PDF  
CHAPTER 5  PDF  
CHAPTER 6  PDF  
REFERENCES AND ANNEX  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui