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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: CICLOVIA VIÁVEL: INDICADORES DE RISCO NAS DIMENSÕES SOCIAL, TÉCNICA E AMBIENTAL PARA A GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL Autor: GUILHERME MARINS PESSANHA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CELSO ROMANEL - ORIENTADOR
JEAN MARCEL DE FARIA NOVO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 55477
Catalogação: 26/10/2021 Liberação: 26/10/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55477&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55477&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55477
Resumo:
Título: CICLOVIA VIÁVEL: INDICADORES DE RISCO NAS DIMENSÕES SOCIAL, TÉCNICA E AMBIENTAL PARA A GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL Autor: GUILHERME MARINS PESSANHA
JEAN MARCEL DE FARIA NOVO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 55477
Catalogação: 26/10/2021 Liberação: 26/10/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55477&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55477&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55477
Resumo:
Do crescente uso da bicicleta em grandes cidades emerge a necessidade de projetos urbanísticos que promovam a integração entre o modal cicloviário e os demais meios de transporte urbano, enquanto processos mais eficientes de manutenção dos caminhos cicláveis enfrentam a descontinuidade na administração pública com suas mazelas como a interrupção de projetos e a ausência de dados históricos. Este trabalho apresenta o conceito de Ciclovia Viável para áreas urbanas de metrópoles considerando o uso de indicadores modelados nas dimensões social, técnica e ambiental. O indicador proposto pode mitigar a ausência de dados estruturados servindo como ferramenta para planos de integração entre os modais e de conservação dos caminhos cicláveis. O quadro teórico revisado aponta para quatorze critérios voltados à avaliação de níveis mínimos de serviços no atendimento a demandas de ciclistas e orientados ao monitoramento da qualidade de ciclovias. O modelo do Índice da Ciclovia Viável é testado empiricamente por meio de levantamentos de campo em três ciclovias mantidas pela gestão pública municipal do Rio de Janeiro. Os seguintes indicadores são registrados: Ciclovia do Flamengo (Índice da Dimensão Social = 0,31, Índice da Dimensão Técnica= 0,88, Índice da Dimensão Ambiental= 0,82); Leme-Copacabana (IDS= 0,30, IDT= 0,82, IDA= 0,88) e Barra da Tijuca (IDS= 0,16, IDT= 0,78, IDA= 0,88). Percebe-se que a dimensão social figura como a menos favorecida nas três avaliações, significando um alerta de insuficiência de ciclovias com acessibilidade às pessoas que residem em áreas subnormais.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |