XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: ORALITY AND WRITING IN MATHEMATICS CLASSES: PROPOSITION OF ACTIVITIES Autor: CLAUDIO HENRIQUE SALES DE SOUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CHRISTINE SERTA COSTA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 55453
Catalogação: 25/10/2021 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55453@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55453@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55453
Resumo:
Título: ORALITY AND WRITING IN MATHEMATICS CLASSES: PROPOSITION OF ACTIVITIES Autor: CLAUDIO HENRIQUE SALES DE SOUZA
Nº do Conteudo: 55453
Catalogação: 25/10/2021 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55453@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55453@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55453
Resumo:
This work aims to present a collection of activities aimed at developing
writing and speaking skills in Mathematics classes for the final years of
elementary school and for high school. The theoretical foundation presented
promotes reflection on the interaction between Portuguese Language and
Mathematics, the use of activities that encourage this interaction and aims
to provide opportunities for the improvement of written and oral languages
on the school floor. The reflection was based on the National Curriculum
Parameters, the Common National Curriculum Base and scientific articles
by authors who deal with this topic. The concepts and mathematical results
used in the activities are defined or demonstrated in the work and serve as
theoretical support for what is proposed. The analysis of the cited documents
and the content of the theoretical framework points out that the interaction
proposed here is possible, important and favors the development not only
of oral and written languages, but also contributes to the appropriation of
the mathematical concepts worked on and to the exercise of autonomy and
criticality.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |