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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: UTILIZAÇÃO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS E OS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO NO BRASIL Autor: AFFONSO CELSO ALDEIA CAIAZZO DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CELSO ROMANEL - ORIENTADOR
ERIC SERGE SANCHES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 55218
Catalogação: 05/10/2021 Liberação: 18/06/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55218&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55218&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55218
Resumo:
Título: UTILIZAÇÃO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS E OS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO NO BRASIL Autor: AFFONSO CELSO ALDEIA CAIAZZO DA SILVA
ERIC SERGE SANCHES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 55218
Catalogação: 05/10/2021 Liberação: 18/06/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55218&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55218&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55218
Resumo:
Utilização de veículos elétricos no transport e rodoviário de cargas e os desafios para implementação no Brasil discute as principais políticas públicas internacionais bem sucedidas voltadas para a expansão da frota de veículos elétricos para o transporte rodoviário de carga e como tais políticas pode riam ser adaptadas ao modelo de negócio brasileiro. Análises sobre as principais políticas públicas em mercados estrangeiros que resultaram em incentivos fiscais, expansão da infraestrutura existente e fomento de novos negócios na transição da frota de veículos convencionais para veículos elétricos, além de estudo sobre as possíveis adaptações que a legislação brasileira permite para que essas políticas possam ser adaptadas ao mercado nacional são os principais desafios para o setor. Os administradores públicos possuem o desafio de promover a sustentabilidade, capaz de proporcionar qualidade de vida à população e garantir que os sistemas de distribuição de bens urbanos atendam com eficiência as necessidades das cidades.
Entretanto, embora a eletrificação , forma internacionalmente vista como alternativa à produção de gás carbônico, e outros chamados gases de efeito estufa, desde que a produção de eletricidade seja vista como essencialmente limpa, surja como a principal alternativa para melhorar a eficiência energética, muitos
países ainda não implementaram políticas públicas para dinamizar a transição de suas respectivas frotas. Os resultados da pesquisa podem contribuir com futuros estudos sobre adequação de políticas públicas bem sucedidas e possíveis adaptações ao modelo de negócio brasileiro no setor do transporte rodoviário de carga com enfoque na mobilidade urbana sustentável.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |