$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: DETERMINANTES DE LONGO PRAZO DA TAXA REAL DE JUROS NO BRASIL
Autor: ARTHUR BOUCHARDET CORDEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CARLOS VIANA DE CARVALHO - ORIENTADOR
EDUARDO ZILBERMAN - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 54826
Catalogação:  17/09/2021 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54826@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54826@2

Resumo:
Eu desenvolvo um modelo de ciclo de vida para avaliar a importância relativa de vários determinantes de londo prazo da taxa de juros. O modelo é uma generalização de Gertler (1999), incluindo imperfeições no mercado de crédito e heterogeneidade entre trabalhadores para capturar totalmente os efeitos da transição demográfica. O modelo é calibrado para a economia brasileira, incluindo perfis para os gastos do governo, gastos com previdência, dívida pública, crescimento da produtividade e variáveis demográficas. O modelo explica 71 por cento da variação total na taxa de juros brasileira entre 2000 e 2019. Fatores demográficos, especialmente aumentos na expectativa de vida, são os principais determinantes da queda nas taxas de juros reais. Essas forças são parcialmente compensadas por aumentos na dívida pública e nos gastos com previdência. Além disso, o arcabouço sugere que as taxas de juros reais continuarão caindo nos próximos 20 anos, atingindo o patamar de 1.5 por cento a.a., apesar de aumentos razoáveis na dívida pública. No entanto, possíveis efeitos de prêmios de risco e juros globais nas taxas de juros domésticas não são incluídos na análise.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui