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Coleção Digital

Avançada


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Título: UM MODELO PARA O RELACIONAMENTO A LONGO PRAZO ENTRE JOGADOR E NPCS
Autor: FELIPE ZARATTINI MIRANDA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  BRUNO FEIJO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 54647
Catalogação:  13/09/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54647@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54647

Resumo:
Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um modelo de relacionamento de longa duração entre jogadores e personagens não controláveis (NPCs - Non-Player Characters). Este trabalho utiliza dados sobre a personalidade do jogador e seus comportamentos no jogo, obtidos por meio de técnicas de game analytics, para atingir esse objetivo principal. Esses dados permitem que o sistema gere NPCs que tenham empatia com o jogador, de tal forma que eles modifiquem suas ações de acordo com esses sentimentos. Este projeto considera técnicas de modelagem de personalidade, como o modelo Big Five (OCEAN), o método BFI-10 e sua variante BFGI-10. Além disso, este trabalho apresenta os requisitos, arquitetura e modelagem do sistema proposto em detalhes.

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