$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: EDUCAÇÃO, CONSERVADORISMOS E RELIGIÃO: MAPEAMENTO E ANÁLISE DO AVANÇO NEOCONSERVADOR NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Autor: ADRIAN EVELYN LIMA HENRIQUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA - ORIENTADOR
LUIS FERNANDO MARQUES DORVILLE - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 54439
Catalogação:  30/08/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54439@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54439@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54439

Resumo:
Esta tese busca mapear e analisar os principais elementos envolvidos na atuação neoconservadora sobre a educação nacional. Investiga-se tendências, inclinações, valores e objetivos relacionados à logica conservadora e sua influência sobre o projeto político educacional brasileiro. Discute-se, também, o lugar ocupado pela religião nesse contexto. A hipótese que sustenta esse trabalho é a de que o neoconservadorismo em ascensão no Brasil utiliza a educação como campo privilegiado para a difusão de valores morais, religiosos, meritocráticos e securitários, na tentativa de esvaziamento do ambiente escolar de seu componente político e emancipatório. O referencial teórico utilizado nesta pesquisa articula autores nacionais e internacionais como Ronaldo Almeida, Marina Lacerda, Noël O Sullivan e Michael Apple, embasando o entendimento de que a ativismo neoconservador brasileiro se inspira em movimentos de semelhante natureza oriundos de outros país, especialmente dos Estados Unidos da América dos anos 1970 e 1980, adaptando-o às próprias especificidades. Assim como no contexto original, a educação passa a ocupar um lugar de grande relevância e interessa, dada sua capilaridade e importância social. A abordagem metodológica utilizada é a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) de um conjunto de documentos: iniciativas parlamentares relacionadas à educação propostas entre os anos 2001 e 2020 na Câmara de Deputados, o Manifesto à Nação Brasileira produzido pela Frente Parlamentar Evangélica em 2018, o discurso de posse do atual presidente Jair Bolsonaro e o decreto de implementação de escolas cívico militares, de sua autoria. Os resultados confirmam a hipótese inicial ao indicarem o crescimento de propostas de natureza conservadora ao longo dos anos analisados em torno de temas como sexualidade, religião, educação domiciliar, doutrinação escolar e patriotismo. Em última análise o trabalho evidencia que o que se está em disputa são diferentes projetos de sociedade e democracia que atravessam debates sobre família, laicidade, diversidade e objetivos educacionais. Suas implicações para educação apontam um caminho de autocensura docente, cerceamento do pluralismo de ideias e o rompimento dos limites entre público e privado, conhecimento e opinião. A conclusão deste texto traz a síntese das ideias discutidas e o apontamento de desdobramentos futuros, tais como as implicações dos resultados obtidos para o ensino de conteúdos disciplinares como evolução biológica, reprodução e sexualidade. Temas que interessam ao patrulhamento ideológico religioso da atuação neoconservadora educacional.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui