XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: DESENHANDO O PROCESSO: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O EXERCÍCIO DA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE PROJETO DE DESIGN Autor: NINA ATALLA PIETROLUONGO O VIEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - ORIENTADOR
IZABEL MARIA DE OLIVEIRA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 53825
Catalogação: 22/07/2021 Liberação: 20/07/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53825&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53825&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53825
Resumo:
Título: DESENHANDO O PROCESSO: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O EXERCÍCIO DA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE PROJETO DE DESIGN Autor: NINA ATALLA PIETROLUONGO O VIEIRA
IZABEL MARIA DE OLIVEIRA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 53825
Catalogação: 22/07/2021 Liberação: 20/07/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53825&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53825&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53825
Resumo:
Esta pesquisa, de cunho exploratório, teve por objetivo o desenvolvimento de uma
atividade pedagógica voltada para o ensino de projeto de Design. A pesquisa surge da
constatação da importância do conteúdo de metodologia de projeto, enquanto conteúdo
estruturante da prática empírica de projeto, e da necessidade do estímulo à reflexão
crítica sobre processos de projeto no curso de Design da PUC-Rio. Para responder a
essas questões, uma atividade pedagógica de desenho de processo de projeto foi
desenvolvida e testada com dois alunos em duas diferentes disciplinas de Projeto do
curso de Design da PUC-Rio – DSG 1030 Anteprojeto e DSG 1032 Projeto Final de
Comunicação Visual. A investigação foi fundamentada por autores, que tratavam dos
processos cognitivos da aprendizagem e também sobre o fluxo cognitivo da reflexão-naação,
noção-chave desta pesquisa. A atividade revelou-se uma rica ferramenta didática
de estímulo ao pensamento crítico sobre a prática de projeto em Design, na medida em
que facilitou um exercício de auto análise e deu aos alunos as condições didáticas para
que situassem e organizassem suas experiências empíricas de projeto durante a
formação.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |