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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A BAUHAUS E A FORMAÇÃO DE UMA CULTURA FIGURATIVA DO DESIGN Autor: NATHALIA BARROS LEPSCH
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RONALDO BRITO FERNANDES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 53782
Catalogação: 20/07/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53782@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53782@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53782
Resumo:
Título: A BAUHAUS E A FORMAÇÃO DE UMA CULTURA FIGURATIVA DO DESIGN Autor: NATHALIA BARROS LEPSCH
Nº do Conteudo: 53782
Catalogação: 20/07/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53782@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53782@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53782
Resumo:
Esta dissertação propõe a análise da formação de uma cultura figurativa do Design
a partir da experiência da Bauhaus. A escola surge, em 1919, imbuída de ideais
expressionistas e obstinada em promover a união entre todas as artes. Porém, já
em 1923, inicia-se um processo de ressignificação e adaptação dos métodos e
pesquisas formais, tradicionalmente vinculadas à arte, a um pensamento técnico científico.
Embora essa inflexão tenha atenuado a relevância da arte dentro da
instituição – e dominado o pensamento subsequente acerca do design moderno –,
a crença no potencial educativo da forma permaneceu forte graças à presença de
grandes artistas-professores, como Paul Klee, Wassily Kandinsky, László
Moholy-Nagy e Josef Albers. Ao retomar tal experiência, a pesquisa pretende
resgatar a dimensão filosófica da cultura visual produzida pelo design, entendendo
que a forma tem a capacidade de gerar reflexão e inovação.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |