$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: QUANDO TODO MUNDO APRENDE COM TODO MUNDO: NOS ENCONTROS, OPORTUNIDADES DE FORMAÇÃO MÚTUA
Autor: BEATRIZ DE SOUZA ANDRADE MACIEL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  INES KAYON DE MILLER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 53447
Catalogação:  28/06/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53447@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53447@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53447

Resumo:
A presente tese é um estudo de cunho autoetnográfico de vivências sociodiscursivas em um contexto escolar público e parte do entendimento exploratório de que o papel de alunos e alunas em sala de aula extrapola a aprendizagem. Imbuída desse entendimento, propõe uma formação continuada docente coconstruída na relação com quem se ensina: os alunos e as alunas. Inserida no campo interdisciplinar da Linguística Aplicada brasileira contemporânea, a tese investiga processos sociais na dinâmica micro-macro por meio da análise de discursos narrativos. Por isso, convida praticantes de pesquisa (aluno, aluna, professoras) para Conversas com Potencial Exploratório motivadas por episódios de sala de aula vividos pela professora-pesquisadora e seus alunos e alunas. A partir das narrativas decorrentes dessas conversas, é procedida a análise dos dados, na qual se investiga, pelo posicionamento dos praticantes (entre os quais, a pesquisadora), relações de poder e entendimentos sobre ensinar e aprender. Pela análise dos dados, observam-se discrepâncias hierárquicas que persistem na relação professora-alunos ao mesmo tempo em que aprendizados são construídos no diálogo, na escuta. Tais aprendizados são ora construídos pela professora, ora percebidos nos discursos de alunos e alunas. Em ambos os casos, observa-se que o que se aprende excede conteúdos pedagógicos e aponta para a(s) qualidade(s) da(s) vida(s) em sala de aula, permitindo que temas socialmente lidos como tabu (conflitos, por exemplo) sejam discutidos e negociados na interação. Resulta, então, que essa dinâmica local aponta para repertórios globais que falam, por exemplo, sobre o lugar das emoções no espaço escolar. Além disso, nesse entrelaçar entre micro e macro, há espaço para persistências tanto quanto há para microrupturas na construção da relação-que-é-formação entre a professora e suas alunas e alunos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui