$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: O CONSUMO DE LAZER DE FAMÍLIAS CHEFIADAS POR CASAIS SURDOS
Autor: ALEXANDRE SOUZA DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 53245
Catalogação:  14/06/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53245@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53245@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53245

Resumo:
No Brasil, 9,7 milhões de indivíduos são pessoas com deficiência auditiva em algum grau (IBGE, 2010). O ser surdo é uma característica que compõe a identidade da pessoa surda, sendo pela perspectiva cultural uma comunidade que tem uma única língua, códigos culturais diferentes dos da comunidade não surda, seus próprios eventos e conferências, e estruturas culturais e de lazer (LAMBEZ; NAGAR; SHOSHANI; NAKASH, 2020). A surdez não apresenta uma característica visual ou comportamental que a torne facilmente identificável, dependendo da comunicação direta para ser percebida. Na prática, o mercado acaba ignorando as necessidades específicas desse público, o que limita suas práticas de consumo. Além disso, escassos são os estudos que tenham como foco o consumo de surdos. Este trabalho teve por objetivo descrever as barreiras e limitações encontradas por duas famílias do Rio de Janeiro chefiadas por casais surdos em suas práticas de consumo de lazer, buscando identificar as escolhas de lazer realizadas, analisar essas práticas de consumo a partir de suas experiências e categorizá-las. Foram realizadas entrevistas em profundidade semiestruturadas com o suporte de um tradutor-intérprete de língua de sinais de LIBRAS-Português. A análise dos dados resultou na classificação dos interesses de lazer em categorias, como: intelectuais, físicos, turísticos e sociais. Observou-se a comunicação como componente da identidade surda relevante nas práticas e experiências de consumo e a necessidade de que políticas de acessibilidade sejam pensadas por indivíduos de cada tipo de deficiência para serem efetivas. Este trabalho contribui para a discussão de uma metodologia de estudos com pessoas surdas em Administração, bem como destaca a necessidade de estudos com surdos enquanto consumidores.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui