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Coleção Digital

Avançada


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Título: O FURO NO DESIGN, A PRÁTICA ESTÉTICA PARA NADA
Autor: MARIA RAMIRO MELO NEGREIROS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  DENISE BERRUEZO PORTINARI - ORIENTADOR
JORGE LANGONE - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 52903
Catalogação:  25/05/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52903@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52903@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52903

Resumo:
A dissertação visa discorrer sobre a trajetória da pesquisadora ao se deparar com um objeto impossível, com um problema insolúvel: a angústia. O afeto expõe a falta e, por isso, representá-lo é um processo fracassado, faltoso, e que excede a representação. Amparada nos conceitos psicanalíticos, a pesquisa elabora um caminho possível de tangenciar um buraco, um percurso pela falha. A falha de pôr em cena o que escapa, de explicar o que é incompreensível de controlar, o que não tem limite. Esse processo culminou em uma metodologia que lida com a negatividade da coisa, que destrói o que se mostra como assertivo, que busca contornar o buraco para visualizar o vazio. A prática artística se mostrou uma ferramenta capaz de elaborar a angústia e tensionar a relação entre ausência e presença.

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