INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: ADOLESCÊNCIA E RELAÇÕES AMOROSAS: UM ESTUDO SOBRE JOVENS PERTENCENTES ÀS CAMADAS POPULARES CARIOCAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARIANA SANTIAGO DE MATOS SILVA

Colaborador(es):  TEREZINHA FERES CARNEIRO - Orientador
Número do Conteúdo: 5277
Catalogação:  13/08/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5277@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5277@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5277

Resumo:
O presente estudo buscou investigar a adolescência, focalizando as concepções e vivências das relações amorosas de indivíduos neste período do desenvolvimento, pertencentes às chamadas camadas populares do Rio de Janeiro, o que se deu através de entrevistas semi- estruturadas, cujos temas incluíam o envolvimento em namoros, relacionamentos esporádicos como ficar, manifestações da sexualidade, perspectivas futuras de casamento e formação de família. A opção por esta camada social foi feita pelo fato de a maior parte das pesquisas sobre a questão das relações amorosas referir-se às camadas média/alta, e pela compreensão de que diferentes realidades sócio- econômicas podem vir a influenciar vivências da adolescência. Utilizando como referencial teórico básico os autores da abordagem psicanalítica, realizou-se inicialmente um levantamento bibliográfico sobre a adolescência. Passou-se, então, ao tema das relações amorosas, subdividido em uma revisão de sua evolução através dos tempos, seguida de um levantamento de dados encontrados em pesquisas recentes, considerações sobre as novas formas de relacionamentos e estudos específicos sobre as classes populares. Finalmente, apresentaram-se e discutiram-se os resultados da pesquisa de campo realizada, que apontou para o desejo, por parte dos adolescentes entrevistados, de relações duradouras, com envolvimento afetivo, possibilitada através do ficar, que proporciona o maior conhecimento do parceiro desejado.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui