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Coleção Digital
Título: A NARRATIVA DA HISTÓRIA ESCOLAR E A PRODUÇÃO DE SENTIDOS: DISCURSOS SOBRE MULHERES EM LIVROS DIDÁTICOS Autor: JESSICKA DAYANE FERREIRA DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 52546
Catalogação: 04/05/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52546@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52546@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52546
Resumo:
Título: A NARRATIVA DA HISTÓRIA ESCOLAR E A PRODUÇÃO DE SENTIDOS: DISCURSOS SOBRE MULHERES EM LIVROS DIDÁTICOS Autor: JESSICKA DAYANE FERREIRA DA SILVA
Nº do Conteudo: 52546
Catalogação: 04/05/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52546@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52546@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52546
Resumo:
A presente dissertação buscou refletir e problematizar as representações
sobre as mulheres presentes em livros didáticos de história direcionados à última
série do Ensino Fundamental II (atual nono ano) publicados entre 2001 e 2007. Foi
analisado ainda o lugar que ocupa a questão de gênero no discurso dos currículos -
Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e Manuais e Guias do Programa
Nacional do Livro Didático. Nas questões contidas na dissertação, está presente a
inquietação em relação à forma como a atuação das mulheres como agentes
históricos foi construída ao longo dos anos nos materiais didáticos, em perspectiva
com a ação masculina, criando discursos que diminuem a voz feminina. Como
cabedal teórico metodológico utilizou-se a epistemologia feminista e o conceito de
gênero. O foco principal das análises esteve sobre o texto dos livros didáticos, mais
especificamente, os conteúdos relacionados ao século XX, nos quais foram
observados os usos e as intenções dos textos e os significados que estes permitem
construir, analisando se estes contribuem ou não para a manutenção de uma
cultura sexista. As metodologias da Análise do Discurso, tal como proposta por
Foucault, foram a base para a construção das análises deste trabalho.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |