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Título: A NARRATIVA DA HISTÓRIA ESCOLAR E A PRODUÇÃO DE SENTIDOS: DISCURSOS SOBRE MULHERES EM LIVROS DIDÁTICOS
Autor: JESSICKA DAYANE FERREIRA DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 52546
Catalogação:  04/05/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52546@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52546@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52546

Resumo:
A presente dissertação buscou refletir e problematizar as representações sobre as mulheres presentes em livros didáticos de história direcionados à última série do Ensino Fundamental II (atual nono ano) publicados entre 2001 e 2007. Foi analisado ainda o lugar que ocupa a questão de gênero no discurso dos currículos - Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e Manuais e Guias do Programa Nacional do Livro Didático. Nas questões contidas na dissertação, está presente a inquietação em relação à forma como a atuação das mulheres como agentes históricos foi construída ao longo dos anos nos materiais didáticos, em perspectiva com a ação masculina, criando discursos que diminuem a voz feminina. Como cabedal teórico metodológico utilizou-se a epistemologia feminista e o conceito de gênero. O foco principal das análises esteve sobre o texto dos livros didáticos, mais especificamente, os conteúdos relacionados ao século XX, nos quais foram observados os usos e as intenções dos textos e os significados que estes permitem construir, analisando se estes contribuem ou não para a manutenção de uma cultura sexista. As metodologias da Análise do Discurso, tal como proposta por Foucault, foram a base para a construção das análises deste trabalho.

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