$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: SOBRE UMA CONCEPÇÃO PSICANALÍTICA DO AFETO
Autor: THAMAR SILVA DE ARAUJO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  OCTAVIO ALMEIDA DE SOUZA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 5231
Catalogação:  28/07/2004 Liberação: 28/07/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5231&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5231&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5231

Resumo:
O presente trabalho procurou dar início ao estudo do estatuto do afeto na teoria psicanalítica, através da circunscrição dos problemas mais gerais suscitados pelo desenvolvimento impreciso da noção ao longo da própria construção teórica freudiana, e pela pluralidade de suas apropriações na literatura pós-freudiana. Para tanto, foram formados os seguintes pares conceituais como eixos de análise privilegiados: afeto e representação, qualidade e quantidade, afeto e inconsciente. O conceito de angústia como paradigma do afeto foi utilizado como a chave para clarear os impasses e as contribuições alcançadas durante todo este processo. A delimitação do estudo elegeu como referência teórica principal as formulações de André Green pertinentes ao tema, instaurando o ponto de partida que resitua a apreensão das implicações metapsicológicas subjacentes à problemática abordada.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui