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Coleção Digital
Título: BAILES SOUL, DITADURA E VIOLÊNCIA NOS SUBÚRBIOS CARIOCAS NA DÉCADA DE 1970 Autor: LUCAS PEDRETTI LIMA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LARISSA ROSA CORREA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 52100
Catalogação: 08/04/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52100@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52100@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52100
Resumo:
Título: BAILES SOUL, DITADURA E VIOLÊNCIA NOS SUBÚRBIOS CARIOCAS NA DÉCADA DE 1970 Autor: LUCAS PEDRETTI LIMA
Nº do Conteudo: 52100
Catalogação: 08/04/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52100@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52100@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52100
Resumo:
Esta dissertação tem por objetivo analisar a experiência dos frequentadores
e organizadores dos bailes de música soul na década de 1970 nos subúrbios do
Rio de Janeiro. O fenômeno dos bailes se iniciou em fins dos anos sessenta, e ao
longo da década seguinte se tornou a principal forma de lazer de centenas de
milhares de jovens negros. Inseridos num quadro de circulação de influências que
passavam pelo movimento Black Power no Estados Unidos da América e pelas
lutas de independência de diversos países africanos, aqueles jovens se
reapropriaram das referências culturais e políticas a que tinham acesso e ajudaram
a alterar, junto ao nascente movimento negro contemporâneo, a forma pela qual se
discutia o racismo e as relações raciais no país. A ditadura iniciada em 1964, que
mantinha o mito da democracia racial como importante pilar ideológico, logo
conferiu aos bailes o status de ameaça à segurança nacional. Assim, analisar o
fenômeno nos ajuda a compreender como o regime encarava o questionamento a
esse mito. Mas para além da possível ameaça política representada pelos blacks
para a ditadura, o caso dos bailes nos permite inscrever a violência ditatorial em
uma temporalidade mais larga. Ou seja, observá-la a partir da perspectiva na qual
o controle social das parcelas mais subalternizadas da sociedade – as classes
perigosas – é encarado como objetivo fundamental do Estado e suas instituições
– especialmente as do sistema penal.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |