XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: O ENSINO SUPERIOR E SUAS CONTRADIÇÕES: OS DESAFIOS PARA OS ESTUDANTES CONCLUÍREM A GRADUAÇÃO Autor: DANIELE DOS SANTOS VITORINO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ZENA WINONA EISENBERG - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 51520
Catalogação: 22/02/2021 Liberação: 22/02/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51520&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51520&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51520
Resumo:
Título: O ENSINO SUPERIOR E SUAS CONTRADIÇÕES: OS DESAFIOS PARA OS ESTUDANTES CONCLUÍREM A GRADUAÇÃO Autor: DANIELE DOS SANTOS VITORINO
Nº do Conteudo: 51520
Catalogação: 22/02/2021 Liberação: 22/02/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51520&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51520&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51520
Resumo:
Esta pesquisa buscou compreender o fenômeno de evasão sob as modalidades de abandono e trancamento de matrícula dos estudantes de uma instituição comunitária de ensino superior. Para a realização da investigação, foram utilizados três instrumentos de análise, a saber: dados históricos de matrículas realizadas, abandono e trancamento de matrícula disponibilizados pela instituição pesquisada, compreendendo o período entre 1995 e 2019; as respostas de um questionário solicitado a cada estudante que optou por realizar o trancamento da matrícula entre 2014 e 2019. E, para melhor compreender as motivações que dificultam a permanência na universidade lançamos mão de uma entrevista semiestruturada com nove alunos que declararam ter pensado em desistir da universidade em algum momento do curso. Com os resultados, observamos que o processo de evasão, ainda que inerente ao ensino superior, nem sempre está relacionado ao fracasso ou à desistência dos estudantes. Observamos que o processo de adaptação exige dos alunos uma série de habilidades, desde o ajustamento das expectativas aos cursos até as habilidades de socialização e de buscar por meios de sentir-se pertencente ao universo da academia. A investigação nos direciona para a conclusão de que um planejamento da instituição com relação ao ajustamento dos estudantes à vida universitária pode configurar-se como um fator importante na decisão do aluno ingressante entre sair ou permanecer na universidade.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |