$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: TOO BIG TO BOYCOTT: JORNALISMO E AS DISPUTAS PELO PODER DE INFORMAR
Autor: CLAUDIA MARIA MONTEIRO MONTENEGRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LEONEL AZEVEDO DE AGUIAR - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 51505
Catalogação:  18/02/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51505@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51505@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51505

Resumo:
O objetivo desta dissertação de mestrado é analisar o impacto das redes sociais no jornalismo. Constatamos o processo de transformação do jornalismo em rede para a jornalismo plataformizado, com a transposição da notícia para o sistema de funcionamento das plataformas que, por sua vez, se apropriam, desagregam e redistribuem as notícias de maneira personalizada para os usuários pelo uso de algoritmos. Ainda sem conseguir encontrar uma solução financeira para se inserir neste novo ecossistema midiático, os jornais se adaptam ao domínio das plataformas digitais, assumindo uma posição resumida pelo presidente da Associação Nacional de Jornais, Marcelo Rech, como Too Big to Boycott (grande demais para boicotar). A expressão foi tão representativa do que observamos que escolhemos como título desta dissertação. Apresentamos os diversos desafios pelos quais passam as organizações jornalísticas, em suas diversas camadas. A sociedade, impactada pelas novas tecnologias, passa por mudanças estruturais e o jornalismo, como uma instituição social, também se transforma. O objeto empírico foi o jornal O Globo. Fizemos um percurso pelo processo de digitalização do jornal desde a estreia do site em 1996 até 2019. Com foco na atuação nas redes sociais, realizamos uma observação participante das rotinas produtivas na redação. Utilizamos as técnicas de pesquisas qualitativa e quantitativa, para levantarmos e analisarmos os critérios de noticiabilidade utilizados pelos jornalistas na seleção das notícias para o Facebook e o Instagram. Exploramos tanto os elementos intrínsecos – os valores-notícia – quanto os valores extrínsecos aqueles que estavam presentes no processo escolha.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui