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Título: ESTRATÉGIA DE COMPRAS DE UMA EMPRESA DO RAMO DE COSMÉTICOS
Autor: LARA HALINCK MACHADO BARROSO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 51383
Catalogação:  01/02/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51383@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51383

Resumo:
No presente trabalho, foram estudadas as estratégias de compras adotadas nas empresas, levantadas na literatura, para tornar seu processo cada vez mais estratégico e gerar vantagem competitiva. Recentemente, compras passou de um processo passivo e operacional para um processo cada vez mais estratégico e proativo. Para isso, as empresas têm desenvolvido diversas estratégias incluindo, por exemplo, medidas de desempenho em relação ao processo de compras e ao desenvolvimento da relação com os fornecedores, e que cada vez mais as empresas estão tentando incorporá-las. O presente estudo buscou analisar a área de compras de uma empresa brasileira do setor de cosméticos, a Márcia Cosméticos e as estratégias usadas pela área para alcançar tanto o seu próprio objetivo quanto o da empresa. Dentro dessa análise são abordados definições, critérios, estrutura da área de compras, centralização e descentralização, os principais relacionamentos, estratégias em relação aos fornecedores, matriz de portfólio e modelo de processo de compras e suas consequências para a empresa. A metodologia usada foi o estudo de caso e os dados usados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas e documentações da empresa. Na análise de caso, utilizou-se a estratégia de adequação ao referencial teórico presente no trabalho, e na análise foi possível perceber desalinhamentos da empresa. As estratégias analisadas e sugeridas no estudo podem resultar em melhorias em relação ao processo de compras, relacionamento com fornecedor, classificação de produtos e criação de vantagem competitiva para a empresa, como melhor preço com menores custos e maiores lucros e adotando uma visão mais estratégica da área de compras como um todo.

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