$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: MODELO MATEMÁTICO DE OTIMIZAÇÃO DA LOGÍSTICA REVERSA DE GARRAFAS PET E VIABILIZAÇÃO DO USO DE RESINA RECICLADA EM SUA COMPOSIÇÃO NA INDÚSTRIA DE BEBIDAS
Autor: BIANCA MOREIRA CUNHA
BRUNA ARGENTO DE ALMEIDA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 51344
Catalogação:  26/01/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51344@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51344

Resumo:
Com o passar dos anos, as discussões sobre sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável ganharam força, impactando a sociedade, o setor público e, principalmente, o empresarial. Produtos que eram vistos antigamente como alternativas benéficas para o consumidor e indústria, agora são pontos de atenção em diversos lugares no mundo. Isso porque, o aumento do consumo de produtos, em especial dos descartáveis, não foram acompanhados de uma educação da população e políticas de retorno ou reuso. Principalmente após ser instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) em 2010, a logística reversa surge, então, como processo importante para solucionar, ou ao menos mitigar os impactos ambientais causados pelo descarte de lixo. Ela é uma etapa da cadeia responsável desde o recolhimento dos resíduos produzidos até a sua destinação correta. Atualmente, um dos materiais que mais impacta o ambiente é o plástico, cuja embalagem PET é um importante componente. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo otimizar um problema de programação não linear mista de dois estágios considerando um agente avesso a risco. O modelo foi linearizado e reescrito como um problema amostral, possibilitando a sua solução em solvers comerciais. Além de visar um aumento da coleta das embalagens pós consumo, o modelo busca viabilizar o aumento de material reciclado nas próximas garrafas plásticas disponibilizadas no mercado. A estratégia é incentivar as cooperativas de catadores, comprando a matéria prima por um valor mais alto, reduzir os intermediários da cadeia e assim, conseguir revender o PET descartado para usinas de reciclagem a um preço mais barato. Essa redução oferecida poderia ser retornada à empresa, por meio de um desconto dado no produto final, a resina PET reciclada. A partir disso, foi realizado um estudo de caso, utilizando-se da realidade de uma companhia do ramo de bebidas na região da grande São Paulo, uma das indústrias que mais consome PET. Algumas das variáveis estratégicas foram variadas, possibilitando a análise do seu impacto no custo final do projeto. Foi possível concluir que, mesmo com os custos de infraestrutura e um aumento de 5 porcento de resina reciclada na composição da garrafa, quando comparado com a realidade atual, obteve-se uma economia de aproximadamente 224 mil reais por mês na produção de 8575T de garrafas com a solução sugerida.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui