$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: RELAÇÃO ENTRE AS PASSAGENS FRONTAIS E OS IMPACTOS DE EVENTOS EXTREMOS NA ZONA COSTEIRA DO RIO DE JANEIRO (RJ): ANÁLISE DOS ÚLTIMOS 30 ANOS
Autor: CARLOS EDUARDO SANTOS COSTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SERGIO CADENA DE VASCONCELOS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 51314
Catalogação:  21/01/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51314@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51314@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51314

Resumo:
Baseando -se no contexto das mudanças climáticas, esta pesquisa fundamenta seus estudos na relação entre o fenômeno atmosférico da Frente Polar Atlântica (FPA) e os impactos de eventos extremos, especificamente no litoral carioca, partindo da premissa que, decorrente do aumento destes eventos frontais atmosféricos, estaria ocorrendo um consequente aumento do número de ressacas oceânicas com potenciais repercussões litorâneas negativas. O trabalho tem como objetivo identificar esta tendência dos impactos de eventos costeiros extremos sobre a linha de costa carioca a partir da análise das ocorrências históricas da expansão da Frente Fria Polar Atlântica ao longo das últimas três décadas (1988 – 2017). Para alcançar o objetivo proposto foram realizadas a aquisição de dados secundários meteorológicos, oceânicos e de registros midiáticos, baseados nas seguintes etapas: estudo numérico da frequência absoluta total da FPA (primeira etapa), assim como de ressacas significativas (segunda etapa) e eventos de impactos costeiros (terceira etapa), além da elaboração estatística do coeficiente de correlação e a frequência relativa percentual entre estes eventos (quarta etapa). Diante disto, obteve-se uma correlação positiva moderada, capaz de comprovar a hipótese desta dissertação de que há de fato uma variação numérica simultânea quanto à ocorrência das FPA s e os impactos costeiros sobre a orla carioca. Finalizando, a quinta etapa metodológica se baseou no processamento dos dados sobre a frequência histórica dos impactos costeiros, elaborando o mapa de frequência dos impactos costeiros (FIC S) no município do Rio de Janeiro (1988 – 2017), a partir do software ArcGis 10.3 e Google Earth Pro.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui