$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: FOR AN ORIGINAL HISTORY: INDIGENOUS PEOPLES AND HISTORY TEACHING
Autor: LEANDRO NEPOMUCENO NUNES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 51257
Catalogação:  14/01/2021 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51257@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51257@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51257

Resumo:
This dissertation presents proposals for activities for History classes in Elementary Education II, formulated to expand the possibilities of insertion of indigenous native peoples in the syllabus of History in Brazil, contributing to the objectives of Law 11645/08. The activities were prepared in accordance with the Common National Curriculum Base and the Curricular Guidelines of the Municipal Education Secretariat of Rio de Janeiro. Analyzing the historical conditions of Eurocentric thought and its consequences on historical knowledge and the teaching of History, concepts such as Public History and Historical Consciousness, and the criticisms formulated from a decolonial point of view, sought to understand the place of in the Historical Culture of the Brazilian population. It dialogues with authors who approached the historical processes of indigenous peoples in a nonethnocentric way, and authors who brought their indigenous historical perspective. It also analyzes the curriculum from a historical and social perspective, and outlines a brief history of the History subject and the teaching of History in Brazil, as well as the laws that emerged after the 1988 Constitution, point in the direction of the construction of the BNCC.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui