$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ANÁLISE ENERGÉTICA DE SISTEMAS ELETROMECÂNICOS
Autor: NATASHA BARROS DE OLIVEIRA HIRSCHFELDT
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ROBERTA DE QUEIROZ LIMA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 51208
Catalogação:  11/01/2021 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51208@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51208@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51208

Resumo:
Sistemas eletromecânicos são sistemas compostos por dois subsistemas de diferentes naturezas, um de origem mecânica e o outro de origem eletromagnética. Devido a interação entre esses dois subsistemas, um termo de acoplamento está sempre presente nas equações que regem a sua dinâmica. Este acoplamento implica em uma influência mútua entre as duas partes, ou seja, a dinâmica do subsistema mecânico influencia a dinâmica do subsistema eletromagnético e vice e versa. O projeto final visa caracterizar e analisar a dinâmica de sistemas eletromecânicos. Como esses sistemas são compostos por dois subsistemas de diferentes naturezas, as energias no sistema também têm origens diferentes: algumas são mecânicas, como energias cinética e potencial, enquanto outras são eletromagnéticas, como energias magnética e elétrica. Para uma descrição adequada da dinâmica de um sistema eletromecânico, não é suficiente descrever cada subsistema separadamente e, portanto, deve-se considerar termos de acoplamento que proporcionam uma interação entre os diferentes tipos de energias presentes no sistema. Como existem diversas aplicações no dia a dia, sistemas eletromecânicos têm atraído cada vez mais a atenção de pesquisadores e por isso as publicações na áreas são cada vez mais frequentes. Porém, muitas são as referências (livros e artigos publicados em revistas) que descrevem a dinâmica desse tipo de sistema de forma errada, não levando em consideração a interação entre os subsistemas mecânico e eletromagnético ou mesmo descrevendo sistemas eletromecânicos somente fazendo uso de parâmetros mecânicos. É necessário descrever a dinâmica desse tipo de sistema com parâmetros de ambas as partes, pois somente com essa interação entre os dois subsistemas o sistema pode ser dito eletromecânico. Outro foco do projeto final é fazer uma análise energética de sistemas eletromecânicos para que essa interação entre os dois subsistemas seja melhor compreendida. Essa análise será possível após a obtenção das equações da dinâmica envolvendo termos de acoplamento entre variáveis mecânicas e eletromagnéticas através do método de Lagrange. Esses termos de acoplamento introduzem nas equações da dinâmica termos giroscópicos e circulatórios (matrizes do tipo G e N, respectivamente) que podem gerar vibrações auto-excitadas. Dessa forma, uma vez obtidas as equações da dinâmica, será feita uma análise de estabilidade dessas equações, uma novidade na literatura.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui