$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: IMPACTO DA FORMAÇÃO DE TROMBO NO ESCOAMENTO SANGUÍNEO NAS ARTÉRIAS CORONÁRIAS
Autor: MARCOS BELTRAO PARAIZO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANGELA OURIVIO NIECKELE - ORIENTADOR
IVAN FERNNEY IBANEZ AGUILAR - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 51190
Catalogação:  07/01/2021 Liberação: 07/01/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51190&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51190&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51190

Resumo:
Após um procedimento cirúrgico de implantação de stent coronário em um paciente específico, ocorreu a formação de um trombo na raiz da aorta. O stent foi colocado a fim de prevenir a estenose na artéria, mas acabou não sendo colocado na posição mais desejável, provocando o surgimento do trombo. Este trabalho teve como objetivo avaliar as mudanças nas condições do escoamento devido ao surgimento e potencial crescimento do trombo para dentro do stent e da coronária. Isto é, simulações numéricas na região da entrada da raiz da aorta e coronárias foram realizadas para averiguar se o impacto do trombo nas condições hemodinâmicas era suficiente para potencializar um risco para a saúde e o bem-estar do paciente. Primeiramente, um teste de malha indicou que 260 mil elementos era um bom número para simulações numéricas nesta geometria. Em seguida, o modelo de viscosidade de Carreau, não newtoniano, foi comparado com um modelo de viscosidade constante, e concluiu-se que o modelo newtoniano se adequava suficientemente bem aos resultados esperados nas coronárias. Finalmente para o caso em que a dimensão principal do trombo foi alongada até que atingisse a parede da coronária, aumentos locais na queda de pressão no escoamento devidos ao trombo foram menores que 4 porcento, e a obstrução causada pelo mesmo foi de cerca de 26 porcento da área transversal da coronária. Valores de referência médica associados a potenciais riscos de saúde são de quedas de pressão locais de cerca de 20 porcento, e obstruções próximas a 50 porcento, indicando, portanto, que o paciente a princípio não corria riscos de saúde significativos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui