XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE RURAL SCHOOL AND ITS TEACHER IN CAMPO DAS VERTENTES Autor: RITA LAURA AVELINO CAVALCANTE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ROSALIA MARIA DUARTE - ADVISOR
Nº do Conteudo: 5092
Catalogação: 25/06/2004 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5092&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5092&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5092
Resumo:
Título: THE RURAL SCHOOL AND ITS TEACHER IN CAMPO DAS VERTENTES Autor: RITA LAURA AVELINO CAVALCANTE
Nº do Conteudo: 5092
Catalogação: 25/06/2004 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5092&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5092&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5092
Resumo:
This thesis discusses aspects of rural education in the
state of Minas Gerais, focussing on teachers and schools in
the town of Campo das Vertentes. The guiding questions for
the study were: What is the history of rural education in
Minas Gerais?; What is the current situation with respect
to the education offered to children and young adults who
live in rural areas? Consequently, the main purpose of the
study was to (re)build and map the current picture of rural
education in Minas Gerais, based on the pressuposition that
we need to know the past in order to understand the
present. The following procedures were chosen: 1) a review
of the literature on the history of rural education in
Brazil, in general, and Minas Gerais in particular; 2) a
survey of official data and documents, offered by official
organizations, with a view to mapping the real picture of
rural education in Minas Gerais; and 3) analysis of data
collected on visits to the schools and interviews with
teachers. The precarious structure of the institutions, the
difficulties students have in getting to school, the lack
of relationship between the content of the text books used
and the rural reality of the students, together with the
difficulty students have in accessing the final stages of
elementary and high school education, are indicated as the
principal historical problems with respect to students.
With respect to teachers, the main aspect discussed in this
study is the quality and appropriateness of their
professional training, especially in relation to the
education of men and women from rural communities, their
relationship with the land and their knowledge.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY |
PDF ![]() |
CHAPTER 1 |
PDF ![]() |
CHAPTER 2 |
PDF ![]() |
CHAPTER 3 |
PDF ![]() |
CHAPTER 4 |
PDF ![]() |
CHAPTER 5 |
PDF ![]() |
CHAPTER 6 |
PDF ![]() |
CHAPTER 7 |
PDF ![]() |
REFERENCES AND ANNEX |
PDF ![]() |