XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS DAS REDES DE RELACIONAMENTO DO TIPO FRANCHISING: ESTUDO DE CASO DA REDE DE FRANQUEADOS DA COCA-COLA NO BRASIL Autor: ILTON S P AZEVEDO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 5091
Catalogação: 25/06/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5091&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5091&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5091
Resumo:
Título: IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS DAS REDES DE RELACIONAMENTO DO TIPO FRANCHISING: ESTUDO DE CASO DA REDE DE FRANQUEADOS DA COCA-COLA NO BRASIL Autor: ILTON S P AZEVEDO
Nº do Conteudo: 5091
Catalogação: 25/06/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5091&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5091&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5091
Resumo:
Na indústria de bebidas, como na grande maioria das
indústrias no mundo, as empresas estão estabelecendo
diversos tipos de alianças e até mesmo redes de
relacionamentos estratégicos - para complementar ou suprir
deficiências de seus recursos internos, reduzir riscos e
sustentar sua vantagem competitiva. Portanto, é fundamental
levar em conta o impacto das alianças e redes, ou seja,
adotar a perspectiva relacional nas análises estratégicas
destas empresas. Este trabalho tem como objetivo contribuir
com as recentes pesquisas em redes estratégicas, visando
expandir e complementar os modelos de análise estratégica
tradicionais e desenvolver novos construtos pertinentes aos
relacionamentos estratégicos e às redes que as empresas
estabelecem - focalizando um tipo particular de redes de
alianças : os sistemas de franquias empresariais ou
franchising. Tem como objeto de estudo a rede de
franqueados da Coca-Cola no Brasil, líder no mercado
brasileiro de refrigerantes. É importante lembrar que a
matriz da empresa central da rede - The Coca-Cola Company -
é líder mundial da indústria de refrigerantes, com atuação
em mais de 200 países. O estudo desta rede envolveu
investigação documental, observação participante e um
levantamento tipo survey. No caso deste último, utilizou-se
um questionário semi-estruturado para capturar as
percepções dos gestores das empresas que integram a rede de
franqueados. Os dados foram analisados com base no
referencial teórico, fundamentado em revisão da literatura,
com auxílio de um ferramental para análise estratégica pela
ótica relacional, proposto no âmbito da pesquisa maior na
qual se insere este trabalho (Macedo-Soares 2002). Os
resultados evidenciam novos subsídios relacionais para
apoiar o planejamento estratégico das empresas sob estudo,
complementares àqueles identificados por análises
estratégicas tradicionais - confirmando a aplicabilidade do
modelo de análise e ratificando a importância de se
considerar as implicações das alianças/redes na agenda
estratégica destas organizações. Dentre estes subsídios,
destaca-se a identificação de oportunidades relacionais,
associadas à integração dos parceiros da rede, de explorar
sinergias no compartilhamento de recursos e custos que
neutralizam ameaças tradicionais do macro-ambiente,
notadamente as sócio-econômicas.