As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: CONSTRUÇÃO DE PERSONAGEM & AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: O DESAFIO DO RPG NO INES Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): CARLOS EDUARDO KLIMICK PEREIRA
Colaborador(es): RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador
MARIA CRISTINA VOLPI NACIF - Orientador
Número do Conteúdo: 5089
Catalogação: 24/06/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5089@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5089@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5089
Resumo:
Título: CONSTRUÇÃO DE PERSONAGEM & AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: O DESAFIO DO RPG NO INES Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): CARLOS EDUARDO KLIMICK PEREIRA
Colaborador(es): RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador
MARIA CRISTINA VOLPI NACIF - Orientador
Número do Conteúdo: 5089
Catalogação: 24/06/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5089@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5089@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5089
Resumo:
Esta pesquisa se insere dentro da área do Design Didático,
tendo sido realizada no Instituto Nacional de Educação de
Surdos - INES, na cidade do Rio de Janeiro, e teve por
objetivo investigar a utilização de histórias interativas,
no caso, o Role Playing Game, como estímulo a aquisição da
língua portuguesa oral e escrita, por crianças portadoras de
deficiência auditiva. Esta pesquisa incluiu um trabalho de
campo em sala de aula e objetivou criar um artefato de
Design para utilização neste espaço com o propósito de
estimular a aprendizagem dos alunos.