$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: OS PREFÁCIOS DA INTRODUÇÃO AO CRISTIANISMO DE J. RATZINGER: UMA ANÁLISE TEOLÓGICA E SOCIAL DO MUNDO DE HOJE
Autor: RUDY ALBINO DE ASSUNCAO
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 50736
Catalogação:  10/12/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50736@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50736@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.50736

Resumo:
A obra Introdução ao Cristianismo de Joseph Ratzinger conta com três prefácios (dos anos 1967, 1969 e 2000). Interessante notar que o teólogo alemão se dedicou, particularmente no último deles, a descrever o contexto sociocultural – ideológico ou filosófico-político, pode-se dizer – que emergiu nos trinta anos que se seguiram à primeira aparição da obra. Ou seja, ele pressupõe um diagnóstico do tempo no qual a fé deve ser anunciada, transmitida e, também, um olhar crítico pelos quais a teologia se enveredou neste período. Nesse sentido, o livro é também uma introdução ao que é o mundo contemporâneo ou, ainda, uma análise da relação entre fé cristã e mundo. O primeiro capítulo da Introdução se intitula precisamente Crer no mundo de hoje. Assim sendo, esta pesquisa visa apresentar a concepção de mundo de hoje exposta na obra, com particular atenção às correntes de pensamento que o caracterizam. E para completar a exposição, o artigo fará ligações entre a descrição realizada por Ratzinger na Introdução com pronunciamentos realizados durante o seu pontifi cado, como as respostas dadas por ele no seu Encontro com o Clero de Belluno-Feltre e Treviso, no dia 24 de julho de 2007, no qual faz referência aos mesmos eventos e datas que analisou no prefácio do ano 2000. Assim, o leitor poderá constatar a visão de mundo com a qual a Igreja deve dialogar (ou se confrontar) na perspectiva de J. Ratzinger-Bento XVI.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui