$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: IDENTIFICAÇÃO DE MOMENTOS DE COMPRA E VENDA, À VISTA, DE AÇÕES: UM PROCEDIMENTO ALTERNATIVO INSPIRADO EM GRÁFICOS DE CONTROLE DE PROCESSOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ROBERTA MONTELLO AMARAL

Colaborador(es):  EUGENIO KAHN EPPRECHT - Orientador
Número do Conteúdo: 5061
Catalogação:  18/06/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5061@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5061@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5061

Resumo:
Esta dissertação propõe uma ferramenta alternativa para escolha de momentos de compra e venda de ações por investidores com comportamento de aversão a risco. O procedimento, inspirado nos gráficos de controle estatístico de processos, adota como sinais indicativos de momentos oportunos para compra e venda a ultrapassagem de certos limites pelos dados. Os dados monitorados são os resíduos resultantes da aplicação de modelos de séries temporais aos logaritmos dos retornos diários das cotações de fechamento dos ativos considerados (índice Ibovespa, dez ações de primeira linha e índice Dow Jones, para o período de julho de 1994 a abril de 2003). Partindo do princípio de que tendências de alta ou baixa fariam os erros de previsão (resíduos da série) aumentarem além de certos patamares, a comparação desses resíduos com limites pré-definidos pode ser usada como sinalizador daquelas tendências. No caso em análise, a escolha dos valores para esses limites foi feita experimentalmente, sendo testadas 420 combinações (pares) de valores, um valor para sinalizar momentos de compra e outro para sinalizar momentos de venda. Os retornos médios e desvios-padrão resultantes das operações simuladas com cada par de limites serviram de base para uma análise estatística que destacasse os pares mais eficientes. Escolhidos os melhores valores, testou-se o efeito de sua utilização sobre o último semestre de dados, tendo sido verificado que duas das combinações (pares) produziram resultados mais consistentes. A comparação entre os resultados obtidos pela aplicação do procedimento proposto (com cada um dos dois pares de valores selecionados) e os resultados proporcionados por outras opções de investimento (por exemplo, fundos de ações) revelou que, para o período de teste, com o emprego do procedimento proposto, teria sido possível alcançar rentabilidades superiores aos dessas outras opções. Esses resultados demonstram o potencial do procedimento. Por se tratar de um estudo empírico, contudo, é aconselhável prosseguir numa investigação mais profunda antes de se recomendar o seu uso. As principais questões a serem examinadas levantadas por essa pesquisa são indicadas como direções de prosseguimento.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui