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Título: TENNESSEE WILLIAMS: A POTÊNCIA DRAMÁTICA DA IMAGINAÇÃO POÉTICA
Autor: ANTONIO GERSON BEZERRA DE MEDEIROS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PATRICIA GISSONI DE SANTIAGO LAVELLE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 50138
Catalogação:  03/11/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50138@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50138@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50138

Resumo:
A dramaturgia de Tennessee Williams (1911-1983) é reconhecida por seu acentuado lirismo que se revela pela abundante presença de símbolos e de imagens poéticas. Este trabalho tem como objetivo demonstrar que esse recurso é utilizado por Williams para potencializar a experiência cênica. Esta dissertação é dividida em dois ensaios principais que tratam da memória e do desejo a partir do close reading, respectivamente, das peças O Zoológico de Vidro e Um Bonde Chamado Desejo. Por fim, este estudo visa demonstrar que a presença da obra do poeta Hart Crane na dramaturgia de Williams vai além das epígrafes e citações, alcançando o aspecto visionário da experiência poética e possibilitando uma nova abordagem da dramaturgia de Tennessee Williams.

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