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Título: OS SETE HELENISTAS E OS DISPERSOS DE JERUSALÉM: O SERVIÇO ÀS MESAS COMO DIACONIA DE ENCONTRO E CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA MISSÃO NA IGREJA APOSTÓLICA
Autor: LUCIANO ROCHA PINTO
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 49828
Catalogação:  06/10/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49828@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49828@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.49828

Resumo:
O serviço às mesas, como dimensão caritativa, tem sido tradicionalmente pensado como razão de ser do ministério diaconal. Seu serviço, no entanto, não está isolado nas obras de assistência. O anúncio do Evangelho, a pregação e a catequese são elementos próprios do ministério diaconal. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo refletir sobre o munus docendi confiado ao diácono, tomando como estudo de caso a missão dos Sete helenistas e de seus epígonos, pontuando sua importância no processo de expansão do cristianismo a partir da formulação de uma nova mentalidade missionária. Coube aos Sete uma missão caracteristicamente urbana, que moveu o cristianismo da palestina para o mundo greco-romano. Sua missão entre os helenistas e os gentios foi a ponte entre o Evangelho de Jesus e a teologia de Paulo. Desde muito cedo, abandonaram os traços e os rituais meramente judaicos e passaram a admitir novos membros a partir de novos critérios, mais afinados ao ambiente gentílico.

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