XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A DANÇA DOS ORIXÁS E O CANTO DOS SANTOS: DESAFIOS TEOLÓGICO-PASTORAIS DAS RELIGIÕES NEGRAS DO RECIFE Autor: GILBRAZ DE SOUZA ARAGAO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA CLARA BINGEMER (MARIA CLARA LUCCHETTI BINGEMER) - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 4953
Catalogação: 31/05/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4953&idi=1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4953&idi=3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4953
Resumo:
Título: A DANÇA DOS ORIXÁS E O CANTO DOS SANTOS: DESAFIOS TEOLÓGICO-PASTORAIS DAS RELIGIÕES NEGRAS DO RECIFE Autor: GILBRAZ DE SOUZA ARAGAO
Nº do Conteudo: 4953
Catalogação: 31/05/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4953&idi=1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4953&idi=3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4953
Resumo:
O estudo discorre sobre a situação social e o ethos
cultural, em especial do povo negro, na Região
Metropolitana do Recife. Apresenta sua configuração
histórico-cultural, sua situação social e étnica e a
afirmação afro negra nesse contexto afirmação,
subsidiando uma compreensão das religões afro (negro)-
recifienses e refletindo acerca das questões da causa
negra para a pastoral popular. Busca compreender a dança
dos orixás no xangú, a melodia dos antepassados na
umbanda e no catimbó, e procura ver como os terreiros
recifenses, a partir das necessidades e possibilidades
dos seus adeptos, têm sincretizado essas tradições de
matrizes nagô e bantu entre si e com o catolicismo
socialmente predominante. Desenvolve-se então uma
pedagogia da inculturação da fé para a pastoral afro
(negro) recifense e o diáogo inter-religioso que ela
implica. Confrontando as vis�es de sagrado que emergem da
cosmogonia afro-brasileira e da protologia cristã, sob a
forma de primeiro exercício teológico de aproximação
entre esses mundos culturais e religiosos no Recife,
procura-se demonstrar que a perspectiva da Criação,
relida pela nova epistemologia transdisciplinar,
constitui um fundamento seguro e um caminho produtivo
para o alargamento do processo de diálogo inter- religioso
e de inculturação da experiência d`Aquele que não
encontrou tamanha fé em Israel. Utiliza-se, pois, a
lógica da complexidade de Basarab Nicolescu para se
retomar a teologia da Revelação e, em especial, da
Criação de Torres Queiruga e então expandi-la sob impulso
desse novo modelo de conhecimento transdisciplinar. Ele
pode interpretar e atualizar mais adequadamente aquela
dimensão (fundante ou cósmica) da Revelação para o nosso
contexto de pluralismo cultural e diálogo religioso,
porque permite lidar com a contradição aparente da
pluralidade de absolutos, porque nele considera-se a
complexidade da realidade e da verdade, exorcizando o
princípio soberano da identidade vitoriosa sobre a
diferença, acolhendo o paradoxo para além do princípio de
não-contradição e, sobretudo, servindo o outro: enquanto
revelador grito do oprimido que inspira a criatividade
amorosa, este deve ser o princípio originante da fé - e
da razão. é o terceiro que, incluído, pode permitir uma
sinfonia dos dois mundos, como sonhava Dom Hélder, para
além da exclusão e da violência. Essa compreensão do
sagrado é que pode reunir cristãos e xangozeiros, pode
permitir a redescoberta da identidade cristã na relação
com expressões distintas dentro da riqueza multiforme da
verdade transcendente (o Deus criador é anterior e
exterior a nós todos e a todas as nossas expressões
religiosas). Assim, percebe-se que a verdade cristã,
experimentada por nós como única e universal, é uma
contribuição absolutamente importante que não anula a
experiência também absolutamente importante que outras
formas de fé religiosa testemunham. Aprende-se então
lidar com o paradoxo da pluralidade de absolutos, de
unicidades e de universalidades.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTO, RESUMO, RÉSUMÉ E SUMÁRIO |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 1 |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 2 |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 3 |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 4 |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 5 |
PDF ![]() |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |
PDF ![]() |