$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE APRENDIZADO DE MÁQUINA PARA A PREDIÇÃO DE INTERNAÇÕES DE ALTO CUSTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ADRIAN MANRESA PEREZ

Colaborador(es):  FERNANDA ARAUJO BAIAO AMORIM - Orientador
SILVIO HAMACHER - Coorientador
Número do Conteúdo: 49137
Catalogação:  25/08/2020 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49137@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49137@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49137

Resumo:
Empresas do ramo da Saúde vêm evoluindo seus modelos de gestão, desenvolvendo programas proativos para melhorar a qualidade e a eficiência dos seus serviços considerando informações históricas. Estratégias proativas buscam prevenir e detectar doenças precocemente e também melhorar os resultados das internações. Nesse sentido, uma tarefa desafiadora é identificar quais pacientes devem ser incluídos em programas proativos de saúde. Para isso, a previsão e a modelagem de variáveis relacionadas aos custos estão entre as abordagens mais amplamente utilizadas, uma vez que essas variáveis sào potenciais indicadores do risco, da gravidade e do consumo de recursos médicos de uma internação. A maioria das pesquisas nesta área têm como foco modelar variáveis de custo em uma perspectiva geral e prever variações de custos para períodos específicos. Por outro lado, este trabalho se concentra na previsão dos custos de um evento específico. Em particular, esta dissertação prescreve uma solução para a predição de internações de alto custo, visando dar apoio a gestores de serviços em saúde em suas ações proativas. Para esse fim, foi seguida a metodologia de pesquisa Design Science Research (DSR), aliada ao ciclo de vida de projeto de Ciência de Dados, sobre um cenário real de uma empresa de consultoria em saúde. Os dados fornecidos descrevem internações de pacientes através de suas características demográficas e do histórico de consumo de recursos médicos. Diferentes técnicas estatísticas e de Aprendizado de Máquina foram aplicadas, como Ridge Regression (RR), Least Absolute Shrinkage and Selection Operator (LASSO), Classification and Regression Trees (CART), Random Forest (RF) e Extreme Gradient Boosting (XGB). Os resultados experimentais evidenciaram que as técnicas RF e XGB apresentaram o melhor desempenho, atingindo AUCPR de 0,732 e 0,644, respectivamente. O modelo de predição da técnica RF foi capaz de detectar até 72 porcento, em média, das internações de alto custo com 33 porcento de precisão, o que representa 78,7 porcento do custo total gerado por tais internações. Além disso, os resultados monstraram que o uso de custo prévio e variáveis agregadas de consumo de recursos aumentaram a capacidade de predição do modelo

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui