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Título: TRÊS ENSAIOS USANDO DADOS DE VENDAS DE ELETROELETRÔNICOS
Autor: DANIELA ALONSO FONTES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LEONARDO BANDEIRA REZENDE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 49062
Catalogação:  11/08/2020 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49062@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49062@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49062

Resumo:
Esta tese é composta por três artigos empíricos que utilizam dados de venda de uma cadeia de lojas de produtos eletroeletrônicos e de características de seus clientes. O primeiro investiga o efeito de características, como gênero, idade, escolaridade e renda, na probabilidade do cliente de receber desconto. Ele tem o objetivo de averiguar se a autoridade de decisão de preço final dada aos vendedores está sendo bem usada. Quando há discriminação de preços, clientes com renda mais alta devem ter menor probabilidade de receber descontos. Por outro lado, descontos podem ser dados por outros motivos, diferentes daquele desejado pela firma. Uma vez que o cliente percebe que o vendedor tem poder de decisão sobre o preço final, ele pode desejar começar um processo de barganha para reduzir o preço que pagará. O resultado deste processo pode também depender das características do cliente, se estas afetarem a habilidade de barganhar. Neste caso, quanto maior a habilidade do cliente de barganhar pelo desconto, maior este será. Como encontramos que a probabilidade de receber descontos aumenta com a renda e escolaridade do cliente, e o valor do desconto também é maior para pessoas com mais alta renda e mais educadas, concluímos que o desconto não está sendo dado como resultado de discriminação de preços, mas como o resultado de uma barganha. O segundo artigo estima o efeito de informação assimétrica sobre o financiamento da compra de produtos, usando o plano de pagamento escolhido e as características não observadas do cliente. Decompomos o efeito em seleção adversa e um componente causal, usando técnica similar à usada por Adams, Eivan and Levin (2009). Encontramos um efeito marginal significante e concluímos que o efeito causal da escolha do plano de pagamento é maior que aquele causado pela seleção adversa. Um aspecto chave da estratégia de identificação é a escolha da variável exógena. Usamos uma variável binária que é um quando a compra é feita num mês de saldão, meses estes quando há um plano especial: onze parcelas sem juros. A variável usada claramente influencia a escolha do plano de pagamento, mas o repagamento não depende diretamente dela, uma vez que nosso instrumento não está associado ao valor do colateral do empréstimo. O terceiro artigo estuda o repasse para os preços da primeira redução de IPI de 2009. A redução ocorreu para quatro diferentes produtos: refrigeradores, fogões, máquinas de lavar e tanquinhos. Observamos o efeito do IPI nos preços e nas características dos clientes. Encontramos que a ocorrência da redução do IPI gera uma redução de 5,97 porcento no preço, quando usamos um modelo linear simples e uma redução de 2,98 porcento no preço, quando usamos um efeito fixo de produto. Gênero, idade, renda e escolaridade dos clientes que compram eletrodomésticos não mudam significativamente com a redução do IPI.

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