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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: UM ESTUDO NUMÉRICO DA INFLUÊNCIA DE PROPRIEDADES MECÂNICAS DE DESCONTINUIDADES NO COMPORTAMENTO DE TÚNEIS: ESTUDO DE CASO NA REGIÃO SUDESTE Autor: CARLOS RODOLFO BELLEZA VILLAFUERTE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
EURIPEDES DO AMARAL VARGAS JUNIOR - ORIENTADOR
CLAUDIO PALMEIRO DO AMARAL - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 48861
Catalogação: 01/07/2020 Liberação: 01/07/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48861&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48861&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48861
Resumo:
Título: UM ESTUDO NUMÉRICO DA INFLUÊNCIA DE PROPRIEDADES MECÂNICAS DE DESCONTINUIDADES NO COMPORTAMENTO DE TÚNEIS: ESTUDO DE CASO NA REGIÃO SUDESTE Autor: CARLOS RODOLFO BELLEZA VILLAFUERTE
CLAUDIO PALMEIRO DO AMARAL - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 48861
Catalogação: 01/07/2020 Liberação: 01/07/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48861&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48861&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48861
Resumo:
Esta dissertação tem como objetivo principal estudar o comportamento mecânico de um túnel, especificamente avaliando a degradação do maciço rochoso escavado de gnaisse ao longo do tempo, como se tem na região Sudeste do Rio de Janeiro. A maior cobertura da escavação subterrânea atinge a uma profundidade de 300m., com o um grau de alteração dos minerais da rocha escavada, seccionada por três famílias de descontinuidades que são de maior importância geológica com o potencial risco ao desabamento. Além disso, se avaliaram os cenários, em condições muito persistentes e moderadamente persistentes, com a finalidade de observar sua influência na estabilidade do túnel. Também foi avaliado o comportamento do maciço para três cenários de tensões in situ, K0= 1 (Condições Hidrostáticas), K0= 0.5 e K0= 1.5. Nas análises foram considerados a escavação com e sem elementos de suporte. Os suportes do maciço rochoso nas análises foram com concreto projetado com fibras metálicas (CPRF), reforço de cabos e a mistura dos dois. A análise numérica bidimensional da estabilidade da escavação, para os diferentes casos mencionados, foi feita utilizando o Método dos Elementos Discretos (MED), através do software comercial UDEC (Itasca, 2011). Nas análises dos mecanismos de ruptura com valores de deslocamentos cisalhantes máximos, foi observado que os efeitos do comportamento cisalhante do maciço são maiores na medida em que o ângulo de atrito vai diminuindo, tendo uma importante incidência na sua estabilidade o grau de persistência. Estes resultados mostram índices capazes de prever o comportamento de instabilidade da escavação para estes casos desenvolvidos.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |