$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: AUTOR 2.1: MÍDIAS DIGITAIS E VISIBILIDADE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ELOISE PORTO FERREIRA

Colaborador(es):  VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO - Orientador
Número do Conteúdo: 48039
Catalogação:  13/05/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48039@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48039@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48039

Resumo:
O presente trabalho pretende investigar algumas formas de participação de autores, leitores e críticos em mídias digitais, especialmente em redes sociais, nesse processo de construção de visibilidade, e as possíveis consequências dessas participações. Para tal, analisaremos tanto a fortuna crítica referente aos tópicos apresentados, bem como publicações que circulam no âmbito virtual, além da análise de perfis no YouTube, Instagram, participações em clubes de leitura, entre outros. A curiosidade sobre a vida de um autor, como afirma Phillip Lejeune, não é algo novo dentro dos estudos literários. No entanto, na contemporaneidade, muitas vezes podemos confundir a vida do autor com o que ele publica em mídias sociais, especialmente as digitais, confundir a função autor com o sujeito empírico. A forma como o autor aparece em mídias digitais pode ser crucial para aumentar sua visibilidade, assim como a da obra que está sendo lançada. No entanto, o autor não é o único ator nesse processo de construção de visibilidade (e nem o único que aparece) em tempos de redes sociais. Junto com ele, temos também o leitor, que cada vez se torna mais presente nesse processo de visibilidade. Com a participação mais acentuada do leitor, resta-nos refletir sobre o papel da crítica nessa transformação das relações, decorrentes do advento das novas tecnologias.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui