XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: FORMAÇÃO DE COMBOIOS VEICULARES DINÂMICOS: UMA ABORDAGEM DE AUTO-ORGANIZAÇÃO Autor: LAURO DE LACERDA CAETANO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 47958
Catalogação: 11/05/2020 Liberação: 11/05/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47958&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47958&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47958
Resumo:
Título: FORMAÇÃO DE COMBOIOS VEICULARES DINÂMICOS: UMA ABORDAGEM DE AUTO-ORGANIZAÇÃO Autor: LAURO DE LACERDA CAETANO
Nº do Conteudo: 47958
Catalogação: 11/05/2020 Liberação: 11/05/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47958&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47958&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47958
Resumo:
A auto-organização possui conceitos amplamente utilizados em diversos domínios que vão desde a biologia até aplicações em sistemas distribuí-
dos. Além disso, os seus princípios servem como base e inspiração para
a modelagem e desenvolvimento de tecnologias contemporâneas, como os
drones e os sistemas autônomos. Nos últimos anos, os sistemas autônomos de
direção e suas aplicações têm gerado um grande interesse na sociedade, principalmente pelo potencial de melhorar a segurança e a eficiência dos fluxos
rodoviários. Neste trabalho, investigamos os principais aspectos de auto-organização presentes na formação de comboios veiculares dinâmicos. Ademais, modelamos e desenvolvemos um protocolo de gerenciamento de comboios baseado em fundamentos de auto-organização. Finalmente, demonstramos que o protocolo preserva a segurança e estabilidade do comboio em
um cenário onde há redução de faixas no ambiente rodoviário.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |