$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: FOR OTHER POSSIBLE HISTORIES: THE HISTORY TEACHING AND INTERCULTURALITY IN THE MUSEUM SPACES
Autor: LUISA DA FONSECA TAVARES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 47688
Catalogação:  27/04/2020 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47688@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47688@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47688

Resumo:
The insurgency of museums in the media in recent years has brought into question the social and educational role of these places. This dissertation discusses the relationship between these institutions and the history teaching, having as a concern the marks of the coloniality of power and of knowledge that cause silences, exclusions and asymmetries. Within the project of western modernity, colonial power imposes European rationality and values as the only benchmarks accepted for the achievement of civilization and progress. In this scenario, decolonial pedagogy appears as a booster of the need to emerge new ways of thinking, other perspectives, in order to project intercultural alternatives. To analyze these questions, we use the little investigated Historical Museum of the City of Rio de Janeiro (MHCRJ), its constitution, construction of the collection and the most recent exhibitions. It pursued to explore the circulating narratives of space and the possibility of building others from the photographs of the latest exhibitions assembled through their own collection: The Multiple Views of Augusto Malta and Images of the Eighteenth Century. The urban reforms of Rio de Janeiro, the disputed urban projects and their social implications were the themes raised to problematize the projected image of the city, its current state and the construction of historical knowledge. Therefore, this work bets on a teaching of intercultural history within the history museums, in order to promote encounters with the different and the expansion of world views and readings.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui