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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: DO DESCARTÁVEL AO EFÊMERO: A REDUÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL NO DESIGN DE ESPAÇOS DO ACONTECIMENTO Autor: SUZANE DE QUEIROZ RIBEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALFREDO JEFFERSON DE OLIVEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 47455
Catalogação: 14/04/2020 Liberação: 14/04/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47455&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47455&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47455
Resumo:
Título: DO DESCARTÁVEL AO EFÊMERO: A REDUÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL NO DESIGN DE ESPAÇOS DO ACONTECIMENTO Autor: SUZANE DE QUEIROZ RIBEIRO
Nº do Conteudo: 47455
Catalogação: 14/04/2020 Liberação: 14/04/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47455&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47455&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47455
Resumo:
O objetivo principal da dissertação é o exame da potencialidade criativa do
design de espaços de curtos períodos de fruição do público na elaboração e
implantação de soluções rumo a redução do seu impacto ambiental. A atividade
foco da pesquisa será designada como design de espaços do acontecimento, uma
atividade comumente chamada cenografia, mas que transborda os palcos.
Intensificada no final do séc. XX, tal atividade se torna cada vez mais potente no
ambiente contemporâneo da cidade do Rio de Janeiro. Identifica-se, contudo, um
paradoxo no que tange a dinâmica de criação e construção desses espaços e o
ciclo de vida dos materiais utilizados. A extensa gama de materiais geralmente
especificados nessas construções apresenta inúmeras propriedades favoráveis,
como facilidade de manuseio e transporte, resistência estrutural, flexibilidade e
leveza, além de diversificadas qualidades estéticas. Por outro lado, tais materiais
apresentam também uma durabilidade infinitamente maior do que os curtos
períodos de uso aos quais são submetidos. Observa-se necessário evidenciar o
eufemismo que mascara a realidade não efêmera, mas essencialmente
descartável dessas construções, através da análise de suas durações e de sua
cadeia criativa-produtiva. Serão apresentados e analisados casos referência que
se constituem como protótipos de soluções para a aproximação da criação e
construção dos espaços do acontecimento aos valores inerentes aos ciclos
efêmeros biológicos da natureza. Conclui-se que é necessário e possível
encontrar novas soluções menos agressivas com o meio ambiente a partir da
problematização de cada etapa da cadeia criativa-produtiva da atividade, assim
como também que a inserção dos projetos em sistemas pré e ou pós existentes
a ele, resultam em possibilidades de caminhos rumo a uma descontinuidade
sistêmica da atividade e a redução do seu impacto ambiental.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |