XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: UMA APLICAÇÃO DE DATA SCIENCE UTILIZANDO O KNIME PARA DESCOBERTA DE REGRAS DE ASSOCIAÇÃO EM UM MARKETPLACE DE VENDAS DE VAREJO Autor: LUCAS SEIXAS JAZBIK
MURILO DE SAN T ANNA FONSECA ALVES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
FERNANDA ARAUJO BAIAO AMORIM - ORIENTADOR
BRUNO FANZERES DOS SANTOS - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 47111
Catalogação: 17/03/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47111&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47111
Resumo:
Título: UMA APLICAÇÃO DE DATA SCIENCE UTILIZANDO O KNIME PARA DESCOBERTA DE REGRAS DE ASSOCIAÇÃO EM UM MARKETPLACE DE VENDAS DE VAREJO Autor: LUCAS SEIXAS JAZBIK
BRUNO FANZERES DOS SANTOS - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 47111
Catalogação: 17/03/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47111&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47111
Resumo:
O advento da Internet possibilitou um crescimento exponencial na quantidade de
dados gerados, de tal modo que atualmente geramos 2,5 quintilhões de bytes diariamente. Tal
volume de informação é um mar de oportunidades para as empresas conhecerem melhor seus
consumidores e públicos alvos. Por exemplo, a Amazon1, baseada na localização geográfica
dos consumidores que buscam por produtos em seu site, envia previamente os itens mais
buscados para os hubs de distribuição próximos ao local que concentrou a maior quantidade
de procuras, já prevendo uma demanda por esses itens. Entretanto, a Amazon é uma exceção
em relação à maioria das empresas existentes, de tal modo que ainda há muito espaço para o
surgimento e crescimento de setores voltados para a Ciência de Dados em empresas de varejo.
Os avanços na pesquisa e prática em Ciência de Dados vêm há muito tempo propondo
e disponibilizando para uso diversas técnicas que visam explorar bancos de dados e encontrar
padrões úteis e desconhecidos previamente. Dentre as diversas técnicas existentes, a que será
utilizada nesse trabalho será a de aprendizado de regras de associação, sua função consiste em
encontrarmos padrões de ocorrência simultânea de itens em um determinado conjunto de
dados representando transações. Tal descoberta é importante, pois utilizada em um contexto
de vendas pode servir como vantagem para que se ofereçam produtos de forma conjunta, por
exemplo: Se o estudo apontar que martelos e pregos aparecem frequentemente juntos, é
inteligente oferecer pregos sempre que um cliente compra martelos.
Utilizaremos o algoritmo APRIORI, por meio do software KNIME como ferramenta
para o aprendizado das regras de associação entre itens comprados em sites de varejo online
que utilizam o canal de vendas Olist. Os dados relacionados a este cenário foram obtidos no
portal Kaggle, um repositório de benchmarks para aplicações de descoberta de conhecimento
bastante conhecido na área. A escolha por esse algoritmo se deu pois o mesmo é de uso mais
frequente tanto na prática quanto na literatura voltada para aprendizado de regras de
associação.
Nos resultados obtidos por esse trabalho foram encontradas algumas cestas de itens
frequentes. A metodologia de Ciência de Dados seguida neste trabalho, contemplando asa nálises exploratórias realizadas, o racional das decisões tomadas para limpeza e preparação
dos dados, a codificação do workflow e a configuração dos cenários que compuseram o
experimento para o aprendizado das regras de associação, assim como os insights
desenvolvidos a partir dos resultados obtidos podem servir de inspiração para stakeholders
envolvidos com cenários semelhantes, em particular em ambientes de compra e venda online
varejistas, como possível forma de analisar suas informações históricas e propor estratégias
para impulsionar suas vendas oferecendo de forma conjunta esses itens.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |