$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: O EFEITO DO BIOCARVÃO NAS CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS E NA RETENÇÃO DE ÁGUA DO SOLO SOB UM COQUEIRAL NO MUNICÍPIO DE SEROPÉDICA, RIO DE JANEIRO
Autor: MARCELO AURELIO PEREIRA DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  AGNIESZKA EWA LATAWIEC - ORIENTADOR
WENCESLAU GERALDES TEIXEIRA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 47044
Catalogação:  10/03/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47044@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47044@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47044

Resumo:
A exploração do ecossistema pelo homem tem provocado mudanças ambientais na Terra, como liberação de gases poluentes, aumento da temperatura do planeta, desmatamento, degradação do solo, entre outros. Têm se elaborado novas técnicas que buscam melhorar a qualidade química e física do solo, a recuperação da biodiversidade e ainda contribuir para diminuir os efeitos das mudanças climáticas. O biocarvão é produzido a partir de pirólise de resíduos orgânicos, que pode ser aplicado ao solo para melhorar a qualidade, além de ser uma técnica de mitigação do efeito estufa. O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito da aplicação do biocarvão, produzido de Gliricidia, nos parâmetros físico e químicos do solo em Seropédica, no período de julho de 2017 a julho de 2018. O biocarvão foi incorporado ao Planossolo Háplico sob um coqueiral. O delineamento do experimento utilizado foi em blocos casualizados em esquema fatorial, sendo os fatores com e sem aplicação de biocarvão (10 t ha-1), com 12 repetições em cada tratamento. O biocarvão foi aplicado em faixa de 80 cm, na projeção da copa dos coqueiros. Foram determinados pH, P, Ca, Mg, Al, H+Al, K, Na, Cu, COT, M.O, nas profundidades 0-5, 5-10, 10-20cm, no intervalo de três meses, durante o período de um ano. A propriedade física do solo analisada foi a retenção de água nas potências 0, 60, 100, 330 e 1500 kPa. O uso do biocarvão como condicionador do solo não aumentou significativamente o pH, retenção de água e nos teores de carbono orgânico total e na CTC. Contudo nota-se que o biocarvão pode ser promissor para aumentar o carbono do solo e consequentemente mitigar o efeito estufa.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui