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Título: AVALIAÇÃO DO ATRASO DE IGNIÇÃO DAS MISTURAS DE ETANOL ADITIVADO EM UM MOTOR DE IGNIÇÃO POR COMPRESSÃO
Autor: JOAO PEDRO CALLADO BISCAIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE - ORIENTADOR
SERGIO LEAL BRAGA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 46717
Catalogação:  04/02/2020 Liberação: 04/02/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46717&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46717&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46717

Resumo:
Atualmente, diversas pesquisas estão sendo realizadas para substituir o óleo diesel por combustíveis alternativos em motores de ignição por compressão. O etanol é um forte candidato, graças à sua extensa matéria-prima, baixas emissões e baixo custo. Embora também apresente uma madura cadeia de produção e distribuição, há algumas dificuldades que precisam ser eliminadas com relação a sua utilização direta em motores de ignição por compressão (ciclo Diesel). O presente trabalho tem o objetivo de avaliar o atraso de ignição do etanol aditivado em um motor de ignição por compressão de quatro tempos, relacionando com a eficiência energética, a pressão máxima e a máxima taxa de variação de pressão em diferentes condições experimentais. Parâmetros como rotação, carga e razão de compressão do motor, além do instante de injeção do combustível e porcentagem de aditivo foram analisados afim de encontrar padrões que justificam a evolução dos parâmetros macroscópicos. Para este estudo, foi desenvolvido um código no programa computacional Matlab capaz de ler os dados dos testes realizados no Centro de Desenvolvimento em Energia e Veículos da PUC-Rio. A partir dos dados gerados, foi possível comprovar que o uso de etanol aditivado pode ser realizado sem grandes modificações no motor a diesel, porém, ajustar os parâmetros citados no parágrafo acima é essencial para otimizar o processo de combustão, aumentando a eficiência térmica do motor e reduzindo assim as emissões.

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