$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: PROCESSOS DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ E RESILIÊNCIA: UM ESTUDO TEOLÓGICO-PASTORAL SOBRE A CATEQUESE COM ADULTOS NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES (DIADEMA/SP)
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): EDUARDO ANTONIO CALANDRO

Colaborador(es):  ABIMAR OLIVEIRA DE MORAES - Orientador
Número do Conteúdo: 46701
Catalogação:  03/02/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46701@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46701@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46701

Resumo:
A presente pesquisa é um diálogo entre a Teologia Pastoral e a Psicologia Positiva, temas que se correlacionam e, ao mesmo tempo, nos desafiam dado que nos propomos a fazer uma reflexão interdisciplinar. É uma urgência na Igreja o processo de iniciação à vida cristã que conduza a pessoa ao encontro pessoal e comunitário a Jesus Cristo, isso só é possível por intermédio de uma consistente experiência de fé vivenciada a partir de um itinerário catequético que orienta todo o agir do iniciante, potencializando, assim, a resiliência frente às adversidades do cotidiano. Pretendemos refletir, a partir de um estudo de campo, sobre os aspectos teológicos-pastorais da catequese com adultos e analisar a importância de todo o seu itinerário como promotora de resiliência. O processo da iniciação à vida cristã não se esgota na preparação aos sacramentos, mas é caminho para o seguimento e adesão a Jesus Cristo, deve ser feito e refeito, tanto quando for necessário, com a meta de inserir a pessoa na comunidade cristã. Neste estudo, a resiliência é entendida como capacidade para superar situações adversas e a experiência de fé vivenciada em todo o itinerário é considerada uma alavanca, algo a mais que uma pessoa possui para ser resiliente. É uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com orientação analítico-hermenêutica, mediante a técnica do grupo focal com questões abertas. Os sujeitos são os adultos que participam da catequese na paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Diadema. O estudo teológico- -pastoral dos dados coletados seguiu a técnica de análise de Bardin. Seguindo os relatos dos participantes, todo o processo da iniciação à vida cristã é o caminho ordinário, coerente e consistente para ajudar uma pessoa a iniciar e aprofundar a experiência de fé que lhe dá a capacidade para desenvolver-se bem, para continuar projetando-se apesar dos acontecimentos desestabilizadores e das condições de vida difíceis. O itinerário catequético que conduz o adulto ao seguimento de Jesus Cristo e o insere na comunidade cristã é capaz também de ajudá-lo a superar, aprender ou mesmo ser transformado com a adversidade que é inevitável à vida.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui