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Coleção Digital
Título: TRAÇAR O CAMINHO, CONSTRUIR DESVIOS: NEOCONCRETISMO, MINIMALISMO E OS SENTIDOS DO MODERNISMO Autor: ANA PAULA ALMEIDA DANTAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SERGIO BRUNO GUIMARAES MARTINS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 46167
Catalogação: 03/12/2019 Liberação: 03/12/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46167@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46167@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46167
Resumo:
Título: TRAÇAR O CAMINHO, CONSTRUIR DESVIOS: NEOCONCRETISMO, MINIMALISMO E OS SENTIDOS DO MODERNISMO Autor: ANA PAULA ALMEIDA DANTAS
Nº do Conteudo: 46167
Catalogação: 03/12/2019 Liberação: 03/12/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46167@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46167@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46167
Resumo:
Este trabalho se propõe a pensar sobre os possíveis pontos de contato entre
o neoconcretismo e o minimalismo, analisados a partir de duas formulações
teóricas fundamentais sobre esses movimentos: as noções de não-objeto e
objetos específicos, elaboradas por Ferreira Gullar e Donald Judd,
respectivamente. Essas ideias buscavam conceituar o novo tipo de objeto de arte
tridimensional, e nos dois casos consideravam uma superação dos meios artísticos
tradicionais da pintura e da escultura. Apesar das semelhanças entre essas noções,
a defesa dessa nova produção artística se fez, para cada grupo, em momentos nos
quais a sua relação com a herança da história da arte europeia e a presença do
modernismo se davam de formas distintas. A análise desses movimentos a partir
da relação que estabeleceram com o modernismo, portanto, revela uma série de
camadas textuais atreladas tanto à construção desses grupos de artistas enquanto
movimentos, quanto à crítica e à história construída sobre eles - desde seu
surgimento, até os dias atuais.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |