INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: ENTENDENDO CARACTERÍSTICAS E EFEITOS ESTRUTURAIS DE REFATORAÇÃO EM LOTES NA PRÁTICA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ANA CARLA GOMES BIBIANO

Colaborador(es):  ALESSANDRO FABRICIO GARCIA - Orientador
Número do Conteúdo: 45879
Catalogação:  04/11/2019 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45879@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45879@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45879

Resumo:
Refatorar código-fonte consiste em aplicar transformações sobre a estrutura de código-fonte de projetos de software. Refatoração é bastante usada para remover estruturas pobres que dificultam a manutenção de sistemas de software. Poucas transformações isoladas são capazes de remover por completo estruturas pobres, mesmo as mais simples. Por exemplo, encurtar um método longo usualmente requer a extração de vários métodos. Até 60 por cento das transformações são inter-relacionadas e aplicadas em lotes, durante a dita refatoração em lote, ao invés de aplicadas isoladamente. Embora lotes serão frequentes na prática, o conhecimento sobre as características que constituem lotes está fragmentado na literatura. Qual o tamanho usual de lotes? As transformações internas a lotes costumam variar? Não há uma sumarização de conhecimento que responda tais questões. Ademais, são poucas as evidências sobre o efeito de lotes sobre a manutenção de sistemas. Lotes tendem a introduzir ou remover estruturas pobres, especialmente aquelas indicadas por anomalias de código-fonte? A resposta a perguntas como essa é insuficiente para apoiar a aplicação de lotes. Esta dissertação de mestrado apresenta dois estudos experimentais complementares visando resolver as limitações supracitadas. A dissertação começa com uma revisão da literatura sobre refatoração em lote baseada em 29 estudos. Nós identificamos sete características de lotes tais como o escopo de código-fonte afetado pela aplicação de um lote, mais sete tipos de efeito de lotes sobre a manutenção de sistemas, tais como a remoção de anomalias. As características e tipos de efeito identificadas foram sumarizadas por um mapa conceitual. A dissertação encerra-se com uma análise quantitativa de 57 projetos de sistemas abertos e fechados. Ao computar 4.607 lotes com uma heurística, nós descobrimos que a maioria dos lotes leva um único commit para ser aplicada (93 por cento) mas afeta mais do que um só método (90 por cento). Surpreendentemente, a maioria dos lotes introduz (51 por cento) ou não remove (38 por cento) anomalias. Revelamos também lotes até então desconhecidos mas capazes de remover por completo certas anomalias. Esta dissertação sugere trabalhos futuros com base em conflitos identificados na literatura quanto a características e tipos de efeito de lotes.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui